Uma estudante e quatro antigos estudantes da Universidade do Porto estão entre os finalistas da edição de 2022 do Prémio Desportista do Ano, cujos vencedores serão conhecidos no próximo dia 3 de março, no Casino Estoril, durante a 25.ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

Na categoria Atleta Feminina, o destaque vai para a nomeação de Filipa Martins, estudante da licenciatura em Ciências do Desporto da Faculdade de Desporto (FADEUP) e uma das melhores ginastas portuguesas de todos os tempos. Na base da escolha estão os resultados da atleta durante o último ano, os quais incluem o 11.º lugar no All-Round e 8º em Paralelas Assimétricas no Campeonato da Europa, o 7.º lugar no All Round e 8º nas Paralelas Assimétricas no Campeonato do Mundo e o 17.º lugar nas Paralelas Assimétricas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, é uma das nomeadas para melhor desportista do ano.

Destaque também para a presença de dois antigos estudantes da FADEUP na lista de nomeados para a categoria Treinador, que distingue o melhor técnico nacional do ano. São eles Jorge Braz, treinador da Seleção Nacional de futsal, campeão do mundo em 2021 e melhor treinador do mundo no mesmo ano, e Lourenço França, treinador de ginástica responsável pela conquista de várias medalhas, ao longo do ano de 2021, em campeonatos do mundo e da Europa nas disciplinas All-Round, Equilíbio e Dinâmico.

Já na categoria de Promessa do Ano, estão nomeados os irmãos e velejadores Diogo e Pedro Costa, ambos antigos estudantes de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia (FEUP). Trata-se do corolário de uma época marcada pela primeira participação olímpica da dupla na classe 470 da Vela, a mesma em que se sagraram vice-campeões mundiais.

O Prémio “Desportista do Ano” 2022 vai eleger os melhores do ano em cinco categorias (Treinador, Jovem Promessa, Equipa, Atleta Masculino e Atleta Feminino). A eleição conta com a participação do público, que pode votar até ao dia 2 de março, quarta-feira, através do website do CDP, dos presentes no evento, com um peso na eleição final de 60% e 40%, respetivamente.