A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) é uma das instituições integrantes do Projeto ALFAC – Aquatic Literacy for All Children, uma iniciatva apresentada recentemente na cidade francesa de Lille e que se propõe, ao longo dos próximos três anos, a trabalhar tendo em vista a melhoria dos níveis de alfabetização aquática de crianças entre os 6 e os 12 anos.

Com coordenação da Universidade de Lille, o consórcio inclui organizações académicas e desportivas de sete países europeus. A representação portuguesa é assegurada pela FADEUP, através dos docentes Susana Soares, João Paulo Vilas-Boas, Ricardo Fernandes e Mário Costa, e pela Associação Portuguesa de Treinadores de Natação (APTN).

Com uma abordagem dividida em várias etapas, a ação dos grupos de trabalho inicia-se pelo diagnóstico das carências de literacia aquática em cada um dos países integrantes. Numa fase posterior, serão propostas ferramentas pedagógicas com vista a colmatar as insuficiências detetadas e visando a prevenção do afogamento de crianças e o aumento da probabilidade da prática continuada da natação ao longo da vida.

No caso específico da FADEUP, “a nossa faculdade e a APTN desenvolverão trabalho conjunto no âmbito de um work package referente à produção de instrumentos pedagógicos que visem ajudar os professores de natação a colmatar as carências de literacia aquática diagnosticadas nas crianças de vários países europeus.”, explica Susana Soares, professora do Gabinete de Natação da FADEUP e responsável pela equipa ALFAC da faculdade.

A primeira reunião de trabalho do projeto decorreu na cidade francesa de Lille. (Foto: DR)

Em Portugal, o projeto ALFAC foi apresentado no passado fim-de-semana durante o 45º Congresso da APTN, que decorreu na cidade de Leiria.