A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) celebra, no próximo dia 3 de dezembro, terça-feira, o seu 44.º aniversário.

Com início marcado para as 15h30, no Auditório da faculdade, o Dia da FADEUP 2019 tem a particularidade de coincidir com o encerramento da homenagem a Paulo Cunha e Silva, Figura Eminente da U.Porto 2019.

O antigo professor da U.Porto e vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, falecido em 2015, será, assim, recordado numa sessão que contará com as intervenções de alguns dos seus amigos e familiares. A estes juntar-se-á Teresa Lacerda, curadora do ciclo Figura Eminente 2019.

Festa em “família”

Momento de reunião de toda a comunidade académica, a festa de aniversário da FADEUP contará igualmente com as intervenções do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, do Diretor da FADEUP, António Manuel Fonseca. Terão também a palavra os representantes dos funcionários e estudantes.

A habitual entrega de diplomas aos novos Mestres e Doutores da faculdade será outro dos pontos altos da tarde (ver programa completo). Pontuada por vários momentos de poesia, a cerimónia encerrará com a atuação da Tuna Musicatta Contractille.

As celebrações do Dia da FADEUP 2019 prosseguem depois no Pavilhão Polivalente, com um momento cultural, intitulado “Travessura ou Obliquidade”. Para o fim de festa está ainda agendado um lanche convívio, a decorrer no Átrio Principal da faculdade.

Mais informações aqui.

Três nomes e 44 anos de história…

Ainda que as suas origens remontem a 1964, a FADEUP tem a sua génese direta no Instituto Superior de Educação Física da Universidade do Porto, criado por decreto-lei de 3 de dezembro de 1975. Em 1989, o Instituto passa a designar-se Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física (FCDEF-UP). Já em 2005, esta dá lugar à atual Faculdade de Desporto, fruto da revisão dos Estatutos da Universidade do Porto.

Instalada desde 1997 no Polo II da U.Porto (Asprela), a FADEUP é reconhecida atualmente como uma das melhores instituições mundiais na área do desporto, de acordo com prestigiado ShanghaiRanking’s Global Ranking of Sport Science Schools and Departments 2018.