Para além das conferência e apresentações de comunicações, o programa do Congresso inclui ainda vários workshops práticos sobre desporto adaptado.

O Departamento de Atividade Física Adaptada da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), em parceria com a Secção de Desporto Adaptado do Futebol Clube do Porto (FCP) e a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD), organizou nos dias 2 e 3 de fevereiro o I Congresso de Atividade Física Adaptada da Cidade do Porto.

Esta primeira edição do evento dirigido a professores e treinadores / técnicos desportivos de pessoas com deficiência surgiu com o principal propósito de promover, não só a formação especializada dos seus participantes, mas também a reflexão sobre a prática desportiva e as oportunidades criadas ao nível das escolas e dos clubes para este segmento da população.

Durante os dois dias, a FADEUP foi o ponto de encontro de conferencistas e formadores referenciados na área da atividade física adaptada, oriundos de universidades internacionais e nacionais e de instituições prestigiadas na área, que apresentaram e debateram diversos temas de grande interesse para esta comunidade.

Para além das conferências, mesas redondas e apresentações de comunicações e posters, o programa deste congresso incluiu ainda workshops práticos de dança, boccia, goalball, natação, orientação, basquetebol em cadeira de rodas  e voleibol sentado, sessões culturais que contaram com a participação da tuna feminina e masculina da FADEUP (Desportuna e Musicatta Contractile, respetivamente), do Núcleo de Dança da FADEUP e do projeto de dança inclusiva “A_ju_dança”.