Entrada CIM / FMUPTrata-se de uma nova revista científica especializada na área da saúde e pretende afirmar-se no universo dos magazines científicos como uma revista de qualidade internacional, sem custos para quem pretende publicar ou ler artigos. É esse o cartão de visita da Porto Biomedical Journal”, publicação que nasce da colaboração entre a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e o Centro Hospitalar de São João, no quadro do Centro Universitário de Medicina (CUME).

Resultado da iniciativa de estudantes da FMUP, apoiada pela Direção da Faculdade e pelo Conselho de Administração do CHSJ, a Porto Biomedical Journal distingue-se enquanto revista livre de custos, quer ao nível de submissão e publicação, quer ao nível do acesso por parte do leitor, enquadrando-se no movimento visionário do Diamond Open Access. Este novo conceito, que representa na totalidade a filosofia subjacente ao projeto, acredita na livre partilha da informação científica, sendo os produtos da investigação “bem comum” que deve estar acessível tanto para autores como para leitores sem que sejam colocadas barreiras de carácter financeiro. Deste modo, a PBJ encontra-se na vanguarda da divulgação e partilha de Ciência ao mais alto nível,

Editada exclusivamente em língua inglesa e com publicação bimensal, a revista tem como diretor editorial André Moreira, médico do CHSJ e professor da FMUP, e como diretor executivo João Madureira, estudante da FMUP. São convidados a publicar na Porto Biomedical Journal todos os investigadores da área biomédica, independentemente da sua origem. Os artigos serão depois avaliados pelo Conselho Editorial da revista, de modo a salvaguardar a qualidade da publicação.

O primeiro número da revista (março/abril de 2016) reúne artigos que incidem sobre temas de elevado impacto no panorama biomédico tanto clínico como básico, tais como um artigo sobre o cancro gástrico, neoplasia maligna extremamente prevalente em Portugal e responsável por milhares de mortes anualmente. Adicionalmente, conta com artigos originais acerca do uso de probióticos no tratamento da obesidade, considerada por muitos como a epidemia do século XXI, e o papel dos metais pesados no desenvolvimento do carcinoma renal, um dos dez cancros mais prevalentes em todo o Mundo.

A sessão de apresentação da Porto Biomedical Journal vai ter lugar esta sexta-feira, 29 de abril. às 11h00, na Aula Magna da FMUP – Hospital de São João (entrada pelo Átrio do Piso 2) e contará com as intervenções de Maria Amélia Ferreira, diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e António Oliveira e Silva, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João (CHSJ).

O primeiro número da PBJ está acessível através do website da revista. Para mais informações, poderá também consultar a página da publicação no Facebook.