A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) será a “casa” do projeto Ópera na Academia e na Cidade (OAC) durante esta semana.

Ao longo de vários dias, a OAC derruba os muros entre arte e medicina e faz a sua residência artística no Auditório do Centro de Investigação Médica da FMUP, cujas paredes irão ecoar as magnas composições de Vivaldi, Piazzola e Beethoven.

Nos dias 9 e 10 de maio, a partir das 19h30, ouviremos “As Quatro Estações” e “Quatro Estações Portenhas”. No dia 12 de maio, pela mesma hora, os sons serão os da Sinfonia n.º 6 (Pastoral) e o Concerto para Piano n.º 3.

Toda a comunidade académica, incluindo estudantes, professores, técnicos e colaboradores, poderá assistir aos ensaios e até mesmo integrar o elenco da Orquestra, se as suas competências musicais o permitirem. A entrada é livre.

De acordo com José Ferreira Lobo, maestro e diretor artístico da OAC, cada ensaio será precedido de uma sessão introdutória, introdutória que permitirá criar as pontes entre a arte e a ciência médica.

Os músicos estarão também disponíveis para responder a questões e dúvidas desta plateia muito especial. Entre os solistas que atuam com a OAC estarão Rómulo Assis (Violino) e Lígia Moreno (Piano).

Esta é apenas uma de várias iniciativas que a FMUP e a OAC têm realizado em parceria. O momento alto desta colaboração foi o Concerto de Natal da FMUP, com a interpretação, pela OAC / Movimento Musical Cooperativo, da “Visitação à Flauta Mágica” de Wolfgang Amadeus Mozart, num espetáculo que teve a participação ativa de vários estudantes de Medicina da FMUP. Esta foi a primeira vez que a FMUP acolheu um projeto operático “dentro de portas” e que contou com “casa cheia”.

A OAC tem estado igualmente presente nos principais momentos festivos da vida da Faculdade, como foram os casos do Dia da Graduação e da Semana da FMUP.