Faculdade de Medicina celebra o seu 188.º aniversário junto da comunidade académica.

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) celebra 188 anos no próximo dia 27 de fevereiro, e vai comemorar a data com uma edição do Dia da FMUP, a decorrer a partir das 10h, na Aula Magna da Faculdade.

Alberto Amaral, Presidente do Conselho de Administração da A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), professor jubilado da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) e antigo reitor da Universidade do Porto, será o orador convidado da Sessão Solene, sendo a alocução inaugural proferida pelo diretor da Faculdade, José Agostinho Marques.

O Dia da FMUP 2013 contará ainda com as intervenções do presidente da Associação de Estudantes da FMUP, Francisco Silva, e do reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, responsável pela alocução de encerramento.

De acordo com a tradição, serão impostas as insígnias aos novos doutores e também distinguidos os melhores estudantes do ano de 2012. Os momentos musicais da cerimónia estarão uma vez mais a cargo da Tuna, Tuna Feminina e Grupo de Fados da FMUP.

O átrio da Aula Magna será palco nesta ocasião da Exposição intitulada “A Real Escola e a Escola Médico-Cirúrgica do Porto: Contributo para a História da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto”, organizada por Amélia Ricon Ferraz, diretora do Museu da História da Medicina.

A FMUP é herdeira da Real Escola de Cirurgia, criada no Porto em 1825. Integrou, em 1911, a Universidade do Porto que se impõe, nos dias de hoje, como a maior e a mais procurada Universidade portuguesa.