Promover a investigação em Oncologia e estimular o desenvolvimento de novas terapêuticas de combate ao cancro são os principais objetivos da Cátedra Convidada de Inovação em Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).  Esta nova Cátedra da FMUP conta com o financiamento de mais de 330 mil euros, proveniente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e da Janssen Portugal.

“O cancro não é uma simples doença. É urgente desenvolver novas estratégias terapêuticas para combater o cancro, através de múltiplos mecanismos que contribuem para o crescimento do tumor e da exploração de novos tratamentos em Oncologia”, explica Nuno Vale, titular da Cátedra da FMUP e investigador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.

De acordo com o professor e investigador, “não existe nenhuma outra Cátedra no país com este tipo de enquadramento ou propósito, sendo única também na Europa”.

Ao longo de três anos, pretende-se avançar com “estudos de novos biomarcadores de cancro de origem molecular e de novas formas de administração de fármacos, envolvendo péptidos e nanopartículas com capacidade de penetração celular”.

O grupo de investigadores reunidos nesta Cátedra irá também apostar na combinação sinérgica de fármacos, no reaproveitamento de fármacos e em estudos de modelação “in silico”, em articulação com instituições hospitalares de referência na área da Oncologia no Norte do país, como o IPO do Porto e o Centro Hospitalar Universitário de São João.

Outro dos principais desafios é o investimento na Medicina de Precisão em Oncologia, através de ensaios de eficácia clínica e de análises de ADN e sequência genómica, possibilitando uma melhor seleção dos doentes para tratamento e uma melhor compreensão dos mecanismos de resistência.

Da academia para a vanguarda do combate ao cancro

Além da forte componente de Investigação Clínica e de Translação, a Cátedra está igualmente direcionada para o Ensino e a Formação contínua de investigadores e estudantes de Medicina e de outras áreas da saúde. Pretende-se, desta forma, ampliar e sedimentar a especialização de profissionais nesta área do conhecimento.

“A troca de conhecimento com a academia é fundamental, no sentido de fomentar a inovação e o desenvolvimento de novas respostas para áreas como as do cancro. Estamos convictos de que esta parceria contribuirá de forma muito ativa para a busca de novas soluções no combate às doenças oncológicas”, afirma Manuel Salavessa, diretor médico da Janssen.

Esta Cátedra tem especial importância para a Janssen e para a FMUP, uma vez que permitirá não só desenvolver estudos colaborativos na área da oncologia, bem como potenciar a discussão e partilha de conhecimento científico, através de educação médica contínua nesta área. Esta cátedra é desenvolvida numa parceria inédita, visando aproximar o mundo académico e a investigação básica ao mundo empresarial e à investigação aplicada, fomentando uma prática com resultados noutras regiões do globo.

Neste momento, os investigadores estão a procurar estabelecer parcerias internacionais e de redes, bem como promover a criação de novos projetos de excelência, preferencialmente em consórcios nacionais e internacionais.

A Cátedra tem contado ainda como o apoio do CINTESIS, do Laboratório Associado RISE, da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) e do Oslo Cancer Cluster.