A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) é uma das instituições parceiras do Towards an Integrated Bilingual Model – IBMODEL, um projeto Erasmus+ direcionado para a inovação educacional no campo da educação bilingue/ Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Línguas (CLIL), e que tem como objetivo dar resposta às necessidades que surgem na implementação de programas de ensino bilingues a nível europeu.

Coordenado pela Fundação Santos Mártires de Córdoba (Espanha), o projeto – que envolve ainda a Universidade de Córdoba e a rede de escolas de línguas Eurolingue na Sicília – prevê o desenvolvimento de testes digitais que permitam avaliar a linguagem académica específica dos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Concebidos pela FLUP e pela Universidade de Córdoba, estes testes digitais (específicos para cada disciplina) vão determinar a capacidade dos alunos para utilizar a linguagem académica necessária durante a aprendizagem de conteúdos académicos.

As escolas locais nos três contextos nacionais (Portugal, Espanha e Sicília/Itália) serão depois convidadas a participar na pilotagem destes testes. Os dados recolhidos vão ser utilizados para analisar a eficácia dos testes como instrumentos para determinar as capacidades linguísticas dos alunos. Uma vez recolhidos e analisados estes dados, os resultados serão partilhados com cada escola.

O projeto envolve docente e investigadores de Portugal, Espanha e da Sicília (Itália). (Foto: DR)

Para além dos testes, as escolas serão também convidadas a utilizar um conjunto de materiais digitais gamificados – BILINGUAL ME – igualmente desenvolvidos no âmbito do projeto. Estes serão aplicados no apoio à aquisição de vocabulário e estruturas relacionadas com as Ciências Naturais e Sociais, utilizando a plataforma Genially.

À Santos Mártires de Córdoba e à Eurolingue caberá ainda desenvolver a CHECK IT APP, uma ferramenta inovadora que visa promover a melhoria da coordenação de professores no âmbito de programas.

No final do período experimental, todas as ferramentas desenvolvidas pelo projeto IBmodel estarão à disposição das escolas para apoio profissional nos seus programas bilingues/CLIL.

Ainda no âmbito do projeto IBmodel, realizar-se-ão, de março a junho de 2022, seminários de formação para professores, coordenadores de programas e intervenientes chave no ensino bilingue em Córdoba, Porto e Palermo. No Porto, estes seminários vão decorrer durante o mês de abril. Além disso, a FLUP realizará uma conferência sobre Avaliação em CLIL em setembro do próximo ano.

O projeto vai terminar em 2023 com uma Conferência Internacional sobre Bilinguismo na Universidade de Córdoba.

Mais informações aqui.