Com atendimento personalizado, os participantes puderam conhecer o seu tipo de pele e foram aconselhados sobre os cuidados a ter

Com atendimento personalizado, os participantes puderam conhecer o seu tipo de pele e foram aconselhados sobre os cuidados a ter. (Fotos: FFUP)

Que cuidados devemos ter com a pele? Como prevenir o excesso de oleosidade ou o envelhecimento? Que produtos cosméticos é que se adaptam melhor a determinado tipo de pele? No passado dia 5 de maio, estas foram algumas dúvidas que puderam ser desvendadas pelos participantes da II Tarde Cosmetológica, uma iniciativa de caráter anual, promovida e realizada por estudantes da Unidade Curricular de Cosmetologia do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

Ao longo da tarde, 47 participantes foram convidados a passar por um processo de avaliação da tipologia cutânea, que consistiu numa entrevista, em que os 19 estudantes, sob a supervisão e acompanhamento de Isabel Almeida, docente da disciplina e membro do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da FFUP, realizaram um exame visual e tátil da pele, e aplicação de um questionário previamente validado para o efeito. Este permitiu a recolha de dados relativos aos parâmetros cutâneos, estilos de vida, hábitos alimentares e rotinas de cuidados de rosto.

A II Tarde Cosmetológica contou com o empenho dos alunos da UC Cosmetologia

A II Tarde Cosmetológica contou com o empenho dos estudantes da UC de Cosmetologia.

Com base nas informações recolhidas foi elaborada uma ficha personalizada de aconselhamento cosmetológico, e no final todos os participantes foram brindados com amostras de produtos cosméticos adaptados ao seu tipo de pele, com o objetivo de criar rotinas de cuidados diários, que contribuam para a manutenção de níveis adequados de hidratação, para a minimização do excesso de oleosidade e da sensibilidade cutânea, bem como para a prevenção do envelhecimento cutâneo.

De acordo com Isabel Almeida, a iniciativa teve uma boa adesão e os estudantes envolveram-se ativamente na sua organização. A docente da Unidade Curricular Cosmetologia referiu ainda que, “o objetivo principal do evento é dotar os estudantes de competências de avaliação da tipologia cutânea e aconselhamento cosmetológico, sendo o respetivo desempenho uma componente da avaliação distribuída da UC Cosmetologia.”