A Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) promoveu, no passado dia 11 de abril, o 2.º Congresso Pedagógico da FFUP, organizado pelo Conselho Pedagógico – e com o apoio do Conselho Executivo – da faculdade.

Enquadrado no Programa +Sucesso/ U.Porto, o evento teve como principal objetivo abordar questões gerais sobre pedagogia e inovação pedagógica, processos de ensino-aprendizagem e modelos de avaliação numa perspetiva geral e, mais particularmente, com foco na comunidade FFUP.

Paralelamente, foram abordados temas transversais, atuais e cujo impacto já se faz sentir na realidade educativa. Tal foi o caso da emergência da Inteligência Artificial (IA) Generativa e o seu impacto na Pedagogia.

A este nível, o presidente do Conselho Pedagógico da FFUP, Jorge Ascenção Oliveira, apresentou os conceitos principais associados à IA generativa, destacando a importância da adaptação da Universidade a esta nova realidade, bem como a relevância de operacionalizar estratégias centradas no estudante, com avaliação autêntica e promoção da metacognição.

O Congresso reuniu dezenas de membros de toda a comunidade académica de Farmácia. (Foto: FFUP)

Integração, Saúde Mental e Modelos de Avaliação em debate

Ana Grandinho, presidente da Associação de Estudantes da FFUP (AEFFUP), apresentou um estudo intitulado “Integração e Integridade Académica”que refletiu a perspetiva dos estudantes sobre temáticas como motivação para o estudo, a realidade das aulas teóricas, as tipologias de avaliação, entre outros, e permitiu apontar alguns caminhos futuros neste âmbito.

O congresso contou também com a apresentação do Programa +Sucesso, um programa da U.Porto que visa promover o sucesso académico e redução do abandono escolar na universidade, em simultâneo com os Programas de Mentoria desenvolvidos na FFUP, nomeadamente os Programa de Mentoria Interpares e a Mentoria Profissional.

Prestando especial atenção a temas mais suscetíveis, mas de profundo impacto na comunidade académica, houve também espaço para abordar o impacto dos métodos de avaliação, na saúde mental dos estudantes. Uma temática abordada por Sara Moutinho, psicóloga da FFUP, expôs algumas das causas que estão na base desta problemática.

No decorrer do congresso foi também apresentado o novo Plano de Estudos do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), de forma muito detalhada, pelo Diretor do urso, Fernando Remião.

O 2.º Congresso Pedagógico da FFUP terminou com uma mesa redonda, cujos tópicos de discussão se centraram em como melhorar a integração e sucesso académico dos estudantes, bem como a implementação, expectativas e dúvidas sobre o novo plano de estudos do MICF.

Para além dos nomes referidos, o evento contou com a presença e intervenção da Pró-Reitora para a Inovação Pedagógica, Melhoria Continua e Promoção da Língua Portuguesa, Sónia Valente Rodrigues; Gabriel Branco, da Associação Europeia de Estudantes de Farmácia (EPSA); Amélia Veiga, docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP); Joaquim Alexandre Moreira, Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP); Cláudia Cavadas, docente da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC); para além de vários docentes e estudantes da FFUP.

O programa e resumos do congresso estão disponíveis na página do evento.