Vão assinalar-se no próximo dia 18 de janeiro, quarta-feira, os 102 anos sobre a criação oficial da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Uma data que será celebrada com uma sessão comemorativa aberta a toda a comunidade da que é a mais antiga faculdade de Farmácia em funcionamento em Portugal.

Com início marcado para as 15h00, no Salão Nobre da FFUP, o Dia FFUP 2023 abrirá com a intervenção de Domingos Ferreira, diretor da instituição, a que se se seguirão as intervenções de representantes dos trabalhadores e estudantes.

O programa prossegue depois com a homenagem e entrega de distinções aos membros da FFUP que mais se destacarem último ano. Um momento que será intercalado por atuações musicais a cargo de duas estudantes do Mestrado Integrado em Ciência Farmacêuticas.

Às comemorações juntar-se-á também o Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Hélder Mota Filipe, que, na qualidade de orador convidado, abordará o tema “Farmácia – Academia e Profissão”.

Como habitualmente, o encerramento da sessão ficará a cargo do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira.

A escola de farmácia mais antiga do país

Com origens na Escola de Farmácia – anexa à Escola Médico-Cirúrgica do Porto – que instaurou, em 1836, o ensino farmacêutico em Portugal, a FFUP fez parte da “formação” original da Universidade do Porto (criada em 1911), ainda que integrada na Faculdade de Medicina (FMUP). Foi necessário, no entanto, esperar até 1915 para se assistir à autonomia definitiva da instituição; e até 1918 para Hintze Ribeiro lhe reconhecer o estatuto de Escola Superior.

A 18 de janeiro de 1921, o decreto-lei 7.238 formaliza finalmente a elevação da Escola Superior de Farmácia do Porto à condição de Faculdade, dando início à história daquela que é hoje a mais antiga faculdade de Farmácia do país em funcionamento.

Nos mais de 100 anos que se seguiram, e que agora se cumprem, a FFUP protagonizou uma história plena de marcos importantes, memórias e personalidades que contribuíram de forma essencial para o seu crescimento, bem como para a consagração do ensino das Ciências Farmacêuticas em Portugal e da posição do farmacêutico na sociedade.

A FFUP funcionou, entre 1916 e 2011, no edifício histórico da Rua Aníbal Cunha. (Foto: DR)

Entre as personalidades indissociáveis do percurso da FFUP inclui-se a de Aníbal Cunha, principal obreiro da transformação do ensino farmacêutico no país, e a quem se ficou a dever a construção do antigo edifício da Faculdade situado na rua com o seu nome.

Em 2012, a FFUP deu início a um novo ciclo da sua história com a mudança – juntamente com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) – para o moderno complexo situado no centro da cidade do Porto, junto ao Palácio de Cristal.

A Faculdade de Farmácia celebrou o seu primeiro Centenário em 2021.