Estudantes estrangeiros em mobilidade da FEUP

Iniciativa decorre de 9 a 20 de setembro, na FEUP (Foto: Egídio Santos/FEUP)

É uma iniciativa que já vai dispensando apresentações: de 9 a 20 de setembro, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai promover mais uma edição dos Orientation Days, iniciativa destinada a receber e a integrar os estudantes estrangeiros de mobilidade que dão início aos seus estudos no arranque do novo ano académico 2019/2020.

Organizados pela Unidade de Cooperação da FEUP no arranque de cada semestre letivo, os Orientation Days incluem diversas atividades de integração, quer de caráter culturais e interrelacionais, quer de índole administrativo e académico. Ao longo dos “dias de orientação”, os estudantes em mobilidade têm a oportunidade de participar numa cerimónia oficial de boas-vindas presidida pela Diretor da FEUP, em sessões informativas e de caráter prático sobre o funcionamento da Faculdade, visitas ao campus, departamentos e Biblioteca e ainda num convívio intercultural no emblemático Parque da Cidade do Porto.

“Falamos de um vasto programa cultural, social e académico permite aos estudantes estrangeiros conhecerem de forma detalhada a FEUP, o campus da Asprela e a cidade do Porto”, reforça Rosário Trindade, responsável pela Unidade de Cooperação da FEUP.

Os Orientation Days fazem parte de um programa mais alargado de Softlanding promovido pela Faculdade de Engenharia no contexto das iniciativas de internacionalização, e que conta com outras ações de integração social e académica. Entre elas incluem-se um curso intensivo de Português para Estrangeiros; o programa de voluntariado ‘FEUP Buddy’, em que estudantes regulares apoiam e acolhem os estudantes estrangeiros nomeadamente na procura de alojamento; e o “Contact Point”, que presta apoio aos estudantes de grau de todos os ciclos de estudo, investigadores, docentes e técnicos estrangeiros de forma personalizada, desde o processo de candidatura até ao final das estadias na FEUP. Adicionalmente, uma série de outras ações vão sendo promovidas durante o ano letivo com vista ao acompanhamento da comunidade internacional da FEUP.

Para mais informações, incluindo o programa pormenorizado, consulte a página dos Orientation Days.