Assinalando o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, celebrado a 21 de maio, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) organiza, entre os dias 23 e 27 de maio, a sua primeira Semana Intercultural.

Organizada pelo iPoint – Intercultural Contact Point da FEUP, esta iniciativa pretende contribuir para a consciencialização de toda a comunidade académica acerca da importância da interculturalidade, a nível individual e coletivo.

Com o aumento da comunidade internacional na instituição, são vários os desafios diários ao nível da comunicação intercultural. Para os colmatar, a primeira Semana Intercultural da FEUP arranca, no dia 23, com a formação “Diálogo Intercultural”, disponibilizada pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM). O objetivo passa por proporcionar uma abordagem introdutória à compreensão da diversidade cultural e da relação com os outros no mundo atual.

Dirigida a docentes e técnicos, a formação vai decorrer entre as 14h00 e as 18h00 na plataforma Zoom. Pretende-se, deste modo, contribuir para um questionamento pessoal sobre as atitudes perante a diferença, a importância do diálogo e compreensão mútua na relação com os outros, refletindo-se ainda sobre o desenvolvimento de competências para o diálogo e aprendizagem intercultural.

Sabores do mundo

Já a 25 de maio, entre as 12h30 e as 14h30, é a vez do Relvado Central da FEUP receber a Mostra Gastronómica e Cultural Internacional. Argentina, Brasil, Coreia, Portugal e Taiwan chegam ao palato de todos aqueles que se reúnem para este almoço intercultural.

Em paralelo, será possível apreciar algumas peças de artesanato das mais diversas regiões e ouvir um conto tradicional, que aborda as raízes africanas, pela voz da Cláudia Henriques, da Associação Luso-Africana Pontos nos Is.

A semana recheada de atividades ligadas à interculturalidade encerra com o II Seminário Intercultural da FEUP, no dia 27 de maio, às 14h30, no Anfiteatro Nobre da FEUP.

“A interculturalidade no Ensino Superior: perspetivas, dilemas e desafios” será o tema em debate numa sessão que terá como convidados Francisco José de Oliveira Neves, Diretor do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade do Alto Comissariado para as Migrações, Isabel Menezes, Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP) e Diretora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FPCEUP), João Pedro Pêgo, Coordenador Local do Programa Erasmus+, e a alumna da FEUP Shelsea Sucumangi. A moderação ficará a cargo de Ana Sofia Guimarães, Pró-Diretora da FEUP.

Recorde-se que a FEUP inaugurou, em novembro de 2021, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, proporcionando um maior e melhor acolhimento e integração de toda a comunidade internacional, em articulação próxima com o Alto Comissariado para as Migrações.