A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) distinguiu no passado dia 27 de janeiro 26 estudantes internacionais de grau, na sua maioria de nacionalidade brasileira, que se destacaram pelas suas classificações de acesso e/ou frequência neste ano letivo.

O programa direcionado a licenciaturas, implementado pela primeira vez em 2017, vai já na sua sexta edição e consiste na entrega de incentivos financeiros a estudantes internacionais da FEUP com base no mérito académico. Em 2021, foi alargado ao 2.º ciclo de estudos, tendo nesta primeira edição sido distinguidos sete estudantes de mestrado igualmente com base no seu mérito académico.

A atribuição do incentivo no primeiro ano de frequência é feita com base na classificação de acesso do estudante. Para que exista uma renovação do incentivo, o estudante deverá obter aproveitamento em todas as unidades curriculares do seu ano.

O incentivo corresponde à redução da diferença entre o valor total da anuidade para países CPLP (3300 euros/ano) e o valor da anuidade máxima para estudantes nacionais, atualmente de 697 euros/ano. Concretamente, para 2021/2022, o diferencial é de 2603 euros/ano.

Neste ano académico, foram destacados seis novos estudantes internacionais de licenciatura, que registaram as melhores classificações de acesso à FEUP. No que toca a renovações de incentivos concedidos em anos anteriores, foram 20 os estudantes que garantiram a distinção.

“Vim atrás de um sonho”

Maria Fernanda Lima, de 19 anos, é natural de Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil. É a sua primeira vez em Portugal e na FEUP. “Vim atrás de um sonho, de sair das minhas fronteiras e de me desafiar. Quis encontrar novas oportunidades noutro lugar”, confessa a estudante de 1º ano da licenciatura em Bioengenharia.

O grande objetivo de Maria, que acaba de receber um incentivo financeiro pela sua classificação de acesso, é continuar os estudos cá durante os próximos anos, “alcançando cada vez mais etapas com o contínuo apoio da FEUP”.

Maria Fernanda, Isabelly e José Artur são três dos estudantes que receberam o certificado de incentivo financeiro que teve como base o mérito académico. (Foto: FEUP)

Diretamente do Brasil vem também Isabelly Sayuri, que atribui especial relevância à renovação do seu incentivo financeiro como estudante da FEUP, onde frequenta atualmente o último ano da licenciatura em Engenharia Civil.

“Receber este certificado foi muito importante para mim. Não só por me ajudar nos custos da faculdade, mas também por me incentivar a continuar a estudar aqui. Estou cá há três anos e gosto muito de estar e estudar na FEUP.”, afirma Isabelly.

José Artur Assunção, do Maranhão, no Brasil, estudante do 2.º ano da licenciatura em Engenharia Informática e Computação, viu o seu incentivo financeiro igualmente renovado para o ano letivo de 2021/2022.

“Escolhi o curso pelas oportunidades que posso conseguir e pelo renome que a faculdade tem. Sei também que posso contar com uma ótima equipa de docentes. É por isso que quero dar continuidade ao meu percurso aqui, fazendo o mestrado na FEUP”, remata.

A Faculdade de Engenharia já abriu as candidaturas a licenciaturas, mestrados e programas doutorais para o ano letivo de 2022/2023. Esta 1ª fase destina-se sobretudo a estudantes internacionais que pretendam candidatar-se de forma a atempada devido a todos os processos legais de entrada no país.

Mais informações aqui