O Consórcio de Escolas de Engenharia (CEE), do qual faz parte a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e a idD Portugal Defence assinaram no dia 12 de abril um memorando de entendimento para promover uma maior ligação entre universidades, centros de investigação e empresas da Economia da Defesa – desde logo as indústrias da Aeronáutica, Espaço e Defesa -, com o objetivo de reforçar a autonomia estratégica do país e potenciar o crescimento económico, o emprego qualificado e as exportações.

O primeiro projeto resultante deste memorando é a Academia do Arsenal, que contará ainda com o envolvimento da Arsenal do Alfeite e da Associação das Indústrias Navais. O objetivo passa por desenvolver um conjunto de programas com o objetivo de qualificar os profissionais da indústria naval, atrair e reter quadros superiores, designadamente ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento, e promover a inovação no cluster naval a partir do reforço da ligação entre a indústria e a academia.

A Academia do Arsenal é uma iniciativa que contribuirá para o cumprimento do objetivo da Componente do Mar do Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente através da criação de emprego associado à formação e aquisição de competências, atração de novas empresas e criação de novos polos de desenvolvimento tecnológico.

Este novo polo de excelência tem raízes na escola de formação que funcionou durante décadas no Alfeite, passando agora a servir todo o cluster naval com o desenvolvimento de programas de formação e ensino na área da engenharia, tendo em vista o reforço de conhecimentos e competências técnico-científicas. Os primeiros cursos da Academia do Arsenal serão lançados já no quarto trimestre de 2021.

“A Academia do Arsenal vai funcionar como uma plataforma que pretende garantir uma participação continuada no desenvolvimento tecnológico e científico e a qualificação e valorização dos recursos humanos para as organizações do cluster naval. Está previsto o reforço e consolidação de conhecimentos, competências e experiências, bem como oportunidades de pós-graduações e investigação envolvendo também os estudantes e Alumni das escolas que integram o CEE e de outras escolas com experiência relevante”, afirmou João Falcão e Cunha, diretor da FEUP e atual diretor-executivo do Consórcio de Escolas de Engenharia.

Cluster naval em crescimento

Ainda de acordo com os responsáveis pela assinatura deste memorando, “o protocolo assinado vem responder ao plano estratégico para o Arsenal do Alfeite na medida em que permitirá assegurar a formação, a motivação e disponibilização de jovens engenheiros para o desenvolvimento de trabalhos de inovação e eficiência operativa, assim como a criação de elementos de elevada qualificação tecnológica para integrar os projetos de modernização e manutenção a desenvolver com vista a criar um cluster naval”.

Além da Academia do Arsenal, o memorando de entendimento entre a idD Portugal Defence e o Consórcio de Escolas de Engenharia prevê para breve a criação de uma Academia Aeronáutica.

Virgílio Machado, Diretor da FCT NOVA, irá coordenar em representação do Consórcio de Escolas de Engenharia os projetos no âmbito do memorando de entendimento.

A cerimónia contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.