Foi a primeira Assembleia Geral sob a presidência da Universidade do Porto (U.Porto) da Associação do Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e EletrónicaTICE.PT e decorreu no passado dia 14 de julho, na Faculdade de Engenharia (FEUP). A iniciativa foi presidida por Gil Gonçalves, professor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP, indigitado para representar a U.Porto nesta associação desde dezembro de 2019.

Constituído em 2008, e com sede em Aveiro, o TICE.PT envolve e mobiliza atores relevantes em todo o país, em particular nas regiões de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa, abrangendo toda a cadeia de valor na área das tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Entre os objetivos da plataforma inclui-se o de garantir e promover as interfaces entre o mundo académico (representado por universidades e institutos de I&D) e o mundo dos negócios (representado pelos associados e também através de redes, em especial das PME, representado por suas associações).

O TICE.PT detém o certificado Gold Label of the European Cluster Excellence Initiative atribuído pelo European Secretariat for Cluster Analysis (ESCA), fazendo parte dos 107 clusters europeus com este certificado (deste conjunto apenas 10 são da área do ICT).

TICE.PT: uma década marcada pela internacionalização

Em 2018, o TICE.PT assinou o Pacto Setorial para a Competitividade e Internacionalização entre o Governo Português e o IAPMEI. O enquadramento deste acordo passa por um conjunto de iniciativas do plano estratégico do Cluster com os desafios atuais da economia nacional. O TICE.PT dará o seu contributo, mobilizando os agentes da sua cadeia de valor (empresas, centros de investigação e de interface tecnológica, associações e outras entidades) numa dinâmica de promoção da inovação e competitividade de acordo com os objetivos definidos no seu plano estratégico e das medidas inseridas neste Pacto em prol da economia nacional.

Atualmente, o TICE.PT tem sete projetos a decorrer (quatro nacionais e três internacionais). A estes deverão juntar-se em breve mais três – ACTIVAS, CityCatalist e Augmanity -, cujo termo de aceitação se encontra em processo de assinatura.

No que respeita à presença e colaboração internacional, o TICE.PT participa ativamente nas reuniões organizadas pelo European Cluster Alliance (ECA).