São 70 as atividades a decorrer ao longo dos três dias (Foto: DR)

Aveiro, Cantanhede, Grande Porto e Vila Real: estes são apenas alguns exemplos de diferentes pontos de origem dos cerca de 2000 alunos do ensino secundário que “invadem” por estes dias a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para participar em mais uma edição da “Semana Profissão: Engenheiro” (SPE).  A iniciativa arrancou esta segunda-feira e prolonga-se até ao próximo dia 3 de abril.

‘Saber mais sobre os cursos’, ‘aprender coisas novas’, ‘conhecer melhor a Faculdade’ ou até mesmo ‘divertir-se’ são alguns dos objetivos dos estudantes de 10.º, 11.º e 12.º ano que durante três dias vão contactar com professores, investigadores e estudantes da FEUP em apresentações e demonstrações, uma oportunidade única de conhecer a Engenharia por dentro e ficar a saber mais sobre os cursos da FEUP e as suas saídas profissionais.

“Construo o mundo novo”, “Salvo o Planeta”, “Desenho o novo Homem”, “Crio a Sociedade do Futuro” e “Torno as empresas mais competitivas” são as cinco profissões que encabeçam as 70 atividades que pretendem dar a conhecer o lado multidisciplinar da engenharia. Além das atividades transversais, existe ainda a possibilidade de participar em onze percursos monotemáticos, especificamente direcionados para alunos do 12º ano com uma ideia bem definida da área de engenharia favorita.

Para os estudantes do ensino secundário, prestes a escolher o curso a seguir no ensino superior, a SPE assume-se como um privilegiado ponto de informação. O contacto pessoal com os docentes e estudantes da universidade permite conhecer diretamente o conteúdo, organização e abrangência dos cursos.

Pelo quinto ano consecutivo, e no seguimento do sucesso das edições anteriores, a SPE inclui novamente uma sessão de esclarecimento, especialmente dedicada aos encarregados de educação com dúvidas relativamente ao percurso académico e plano curricular dos diferentes cursos de engenharia da FEUP. A sessão “FEUP – Um mundo de oportunidades” decorre todos os dias do evento e tem início às 18h30, contando com a participação de vários docentes da FEUP, que vão esclarecer dúvidas relativamente ao percurso académico e plano curricular dos diferentes cursos de engenharia e assim promover uma tomada de decisão mais informada e consciente relativamente ao futuro profissional dos alunos.

Os participantes foram ainda desafiados a participar num concurso de Instagram, intitulado “Encontra na FEUP…”, que premeia a fotografia que melhor identifique alguns dos locais mais populares da faculdade. O vencedor tem a oportunidade de “Ser estudante FEUP por um dia”.

A “Semana Profissão: Engenheiro” é uma oportunidade única para os alunos do ensino secundário conhecerem de perto a oferta formativa da FEUP. As atividades e percursos são desenhados pormenorizadamente de forma a materializar a importância das diferentes engenharias no nosso dia-a-dia e a dar a conhecer o significado da profissão “Engenheiro”, o seu papel na proteção do planeta, no aperfeiçoamento da humanidade e sociedade do futuro, na competitividade das empresas e na construção de um Mundo melhor.