A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) celebra, no próximo dia 3 de dezembro, sexta-feira, o seu 46.º aniversário.

Com início marcado para as 14h30, no Auditório da faculdade, o Dia FADEUP 2021 incluirá o lançamento de um número especial da Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, em homenagem a António Teixeira Marques, antigo professor catedrático e diretor da instituição, e antigo Vice-Reitor da U.Porto, falecido em 2020, vítima de doença prolongada.

Tradicional momento de reunião da comunidade académica, a festa de aniversário da FADEUP contará igualmente com as intervenções do Diretor da faculdade, António Manuel Fonseca, e de Pedro Rodrigues, Vice-Reitor da U.Porto com os pelouros da Investigação, Inovação e Internacionalização, aos quais caberá abrir e fechar a sessão, respetivamente. Terão também a palavra os representantes dos funcionários e estudantes.

António Marques será recordado através do lançamento de um número especial da Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, da qual foi editor e membro do conselho editorial. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A habitual entrega de diplomas aos novos Mestres e Doutores e de Bolsas de Mérito aos estudantes da faculdade que mais se destacaram no último ano será outro dos pontos altos da tarde (ver programa completo). A cerimónia será igualmente pontuada por vários momentos musicais, a cargo da Desportuna – Tuna Feminina da FADEUP e da Tuna Musicatta Contractille.

Para o fim de festa está ainda agendado um lanche convívio, a decorrer no Átrio Principal da faculdade.

Mais informações aqui.

Três nomes e 46 anos de história…

Ainda que as suas origens remontem a 1964 e ao antigo Curso de Instrutores de Educação Física, a FADEUP tem a sua génese direta no Instituto Superior de Educação Física da Universidade do Porto, criado por decreto-lei de 3 de dezembro de 1975, o qual estabelece a passagem da formação em Educação Física para o ensino universitário.

Em 1989, o Instituto passa a designar-se Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física (FCDEF-UP). Já em 2005, esta dá lugar à atual Faculdade de Desporto, fruto da revisão dos Estatutos da Universidade do Porto.

Instalada desde 1997 no Polo II da U.Porto (Asprela), a FADEUP +e hoje considerada uma das melhores instituições mundiais na área do desporto, de acordo com os principais rankings internacionais, fruto de uma oferta formativa abrangente e da investigação de ponta produzida em diferentes domínios do saber.