A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) é a 23.ª melhor escola de Desporto do mundo – e a décima da Europa – de acordo com a primeira edição do ShanghaiRanking’s Global Ranking of Sport Science Schools and Departments, divulgado recentemente pelo Center for World-Class Universities da Universidade Jiao Tong de Xangai.

Publicado no passado dia 8 de dezembro, este ranking inédito apresenta-se como “a primeira tentativa de classificar um grupo de instituições e unidades ligadas à mesma área do conhecimento”. Para o efeito foi realizado um estudo aprofundado que incidiu sobre o desempenho académico e científico de milhares de escolas, faculdades e departamentos com ligações à área desportiva (Ciência do Desporto, Fisiologia, Neurociências e Neurologia, Psicologia e Nutrição e Dietética) em todo o mundo.

Recorrendo a uma metodologia inovadora, o ranking final reúne as 300 melhores instituições, classificadas com base em indicadores como o número de artigos publicados  na Web of Science, o número de artigos publicados em revistas científicas reconhecidas internacionalmente, o número de citações por publicação e as publicações resultantes de colaborações internacionais. Para o desempenho da FADEUP contribuíram sobretudo o número de artigos publicados e os artigos realizados em colaboração com outras instituições.

A nível global, o ShanghaiRanking’s Global Ranking of Sport Science Schools and Departments 2016 é liderado pela School of Exercise and Nutrition Sciences da Deakin University (Austrália). Ainda assim, são as universidades europeias que dominam a classificação deste ano, com destaque para o Reino Unido, Espanha e Alemanha, que se fazem representar com 45 unidades, 16 unidades e 15 unidades, respetivamente, entre as 300 melhores.

No que toca às instituições portuguesas, a FADEUP lidera destacadamente uma lista que conta com uma forte representação nacional. Para além da FADEUP, Portugal coloca outras quatro instituições entre as 50 e as 100 melhores do mundo (a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa – atualmente integrada na Universidade de Lisboa -, o Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior, a Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Coimbra, o Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Nos patamares seguintes surgem ainda o Departamento de Ciências do Desporto do Instituto Politécnico de Bragança (101-150) e o Departamento de Desporto e Sáude da Universidade de Évora (201-300)

O“top 5” das melhores escolas do mundo fica completo com a presença da School of Sport, Exercise and Health Sciences da Loughborough University (Reino Unido), da University of South Carolina – Columbia (EUA), da Norwegian School of Sport Sciences (Noruega) e da School of Human Movement and Nutrition Sciences da School of Human Movement and Nutrition Sciences (Austrália).

Recorde-se que o Center for World-Class Universities da Universidade Jiao Tong de Xangai é também responsável pela elaboração do Academic Ranking of World Universities (ARWU), o mais antigo e um dos mais prestigiados rankings internacionais do Ensino Superior. A edição deste ano publicada no passado mês de agosto, coloca a Universidade do Porto entre as 301 e as 400 melhores universidades do mundo, pelo quarto ano consecutivo.

Sobre a FADEUP

As origens da FADEUP remontam a 1975, ano em que as mudanças ocasionadas pela instauração do regime democrático em Portugal assinalam a passagem da formação em Educação Física para o ensino universitário. Assim a Escola de Instrutores de Educação Física dá lugar ao Instituto Superior de Educação Física, integrado na Universidade do Porto (criada por decreto-lei de 3 de dezembro de 1975).

Uma significativa evolução acontece em 1989, com a publicação da Lei da Autonomia, que permite às universidades portuguesas o seu reordenamento, e no âmbito do qual as unidades orgânicas redefinem as suas finalidades e organização. É neste contexto que o Instituto passa a designar-se Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto (FCDEF-UP). O último passo nesta evolução regista-se em 2005, com a revisão dos Estatutos da Universidade do Porto, após a qual a faculdade adota a atual designação.

Instalada desde 1997 no Polo II da U.Porto (Asprela), num complexo pensado à imagem das melhores escolas de Educação Física e Desporto a nível mundial,, a FADEUP reúne hoje uma oferta abrangente de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. O ensino da faculdade está ainda fortemente interligado com a investigação em temas fundamentais da sociedade, como a relação da atividade física com a saúde e a promoção da qualidade de vida da população.