FADEUP (campo)

A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) vai dar início no próximo dia 3 de dezembro ao ciclo de comemorações do seu 40.º aniversário, assinalando a data com uma sessão comemorativa a ter lugar durante a tarde, no auditório Prof. Doutor Alberto Amaral.

A abertura da sessão comemorativa do Dia da FADEUP está marcada para as 14h30 e ficará a cargo de Jorge Olímpio Bento, diretor da FADEUP. Seguem-se as intervenções de Raquel Marques, diretora de Serviços da faculdade, e de Rodrigo Medeiros, presidente da Associação de Estudantes (AEFADEUP). A cerimónia prossegue com a entrega de prémios e diplomas escolares aos membros da instituição.

A oração de sapiência será proferida por Carlos Neto, Professor Catedrático da Universidade de Lisboa, sob o título “A criação dos Institutos Superiores de Educação Física (Decreto-Lei n.º 675/75)”.

Para o final da sessão, pelas 16h45, está reservada uma intervenção de Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da Universidade do Porto.

Durante a cerimónia atuará a Tuna Musicatta Contractile da Faculdade de Desporto da U.Porto.

40 anos de história

O ano de 1975, com as mudanças ocasionadas pela instauração do regime democrático em Portugal, assinala a passagem da formação em Educação Física para o ensino universitário. Assim a Escola de Instrutores de Educação Física dá lugar ao Instituto Superior de Educação Física, integrado na Universidade do Porto (criada por decreto-lei de 3 de dezembro de 1975).

Uma significativa evolução acontece em 1989, com a publicação da Lei da Autonomia, que permite às universidades portuguesas o seu reordenamento, e no âmbito do qual as unidades orgânicas redefinem as suas finalidades e organização. É neste contexto que o Instituto passa a designar-se Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto (FCDEF-UP). O último passo nesta evolução regista-se em 2005, com a revisão dos Estatutos da Universidade do Porto, após a qual a faculdade adota a atual designação.

Instalada desde 1997 no Polo II da U.Porto (Asprela), num complexo pensado à imagem das melhores escolas de Educação Física e Desporto a nível mundial,, a FADEUP reúne hoje uma oferta abrangente de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. O ensino da faculdade está ainda fortemente interligado com a investigação em temas fundamentais da sociedade, como a relação da atividade física com a saúde e a promoção da qualidade de vida da população.