Comemora-se esta quinta-feira, dia 3 de dezembro, o 45.º aniversário da criação do Instituto Superior de Educação Física do Porto, antecessor da atual Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

Apesar de as origens da Faculdade remontarem a 1964 e ao Curso de Instrutores de Educação Física – que viria a constituir, mais tarde, em 1969, o núcleo da Escola de Instrutores de Educação Física -, estas iniciativas situaram-se ao nível do ensino médio. Assim, foi precisamente a 3 de dezembro de 1975, com a publicação em Diário da República do Decreto-Lei 675/75, que se deu a criação do Instituto Superior de Educação Física do Porto, traduzindo-se na passagem da formação em Educação Física para o ensino universitário.

Mais tarde, em 1989, fruto da revisão dos Estatutos da U.Porto, a Escola entra numa nova fase da sua vida, com a passagem a Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto (FCDEF), à qual se sucede, a partir de 2005, a designação porque é hoje conhecida a instituição.

Entre as melhores do mundo

Localizadas no Pólo II da Universidade do Porto, na Asprela, as atuais instalações da FADEUP – que sucederam a outras distribuídas geograficamente por vários locais da cidade do Porto e das quais se preservou na memória o célebre “Barracão” – foram uma das maiores conquistas da história da instituição, que soube ao longo destas quatro décadas e meia de história construir um percurso de sucesso reconhecido em Portugal e no estrangeiro.

Isso mesmo é demonstrado pelos rankings internacionais que colocam a Faculdade entre as melhores 50 escolas de desporto do mundo e aos quais não são alheios a oferta formativa abrangente e a investigação de ponta nas várias áreas de ação da Escola.

A FADEUP está instalada desde 1997 no polo da Asprela. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Festa adiada

O habitualmente designado DIA FADEUP, 3 de dezembro, é por tradição um dia de celebração e reunião para a comunidade da Faculdade, que comemora dessa forma o aniversário da Instituição.

Este ano, e face às circunstâncias criadas pela pandemia causada pelo novo coronavírus, entendeu a Direção da Faculdade proceder ao adiamento da habitual sessão comemorativa para uma data que permita a sua realização em condições de segurança para todos os intervenientes.