A FADEUP está instalada desde 1997 no Polo II da U.Porto (Asprela). (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) vai celebrar no próximo dia 3 de dezembro o seu 43.º aniversário, assinalando a data com uma sessão comemorativa a ter lugar durante a tarde, no auditório Prof. Doutor Alberto Amaral. As celebrações prosseguem depois à noite com um encontro especialmente dirigido aos antigos estudantes da faculdade.

A abertura da sessão comemorativa do Dia da FADEUP está marcada para as 16h00 e ficará a cargo de António Manuel Fonseca, diretor da FADEUP. Seguem-se as intervenções de Raquel Marques, diretora de Serviços da faculdade, e de Ricardo Silva, presidente da Associação de Estudantes (AEFADEUP).

António Marques, Professor Catedrático Aposentado da FADEUP e antigo Vice-Reitor da U.Porto, é o orador convidado da sessão. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

O orador convidado da sessão será António Marques, Professor Catedrático Aposentado da FADEUP e antigo Vice-Reitor da U.Porto, que vai focar a sua intervenção sobre “A universidade e os desafios da formação pós-graduada”.

Pontuada por vários momentos musicais e de poesia, a cerimónia prossegue com a entrega de diplomas escolares aos membros da instituição, assim como do prémio Fundação Luís Figo.

A intervenção de encerramento será proferida por Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora da Universidade do Porto, em representação do Reitor.

Após a sessão solene terá lugar um Porto de Honra e será inaugurada a exposição fotográfica FOOTB-ALL MIX.

Já de noite, a partir das 19h30, as celebrações continuam com um Convívio / Jantar que terá como “convidados especiais” as diferentes gerações de antigos estudantes da FADEUP.  A estes juntar-se-ão antigos e atuais docentes, funcionários e estudantes da faculdade, no que se pretende que seja um momento de encontro / reencontro entre todos aqueles que ajudaram a construir a história da instituição.

Mais informações aqui.

Três nomes e 43 anos de história…

Ainda que as suas origens remontem a 1964, a FADEUP tem a sua génese direta no Instituto Superior de Educação Física da Universidade do Porto, criado por decreto-lei de 3 de dezembro de 1975, em consequência da passagem da formação em Educação Física para o ensino universitário. Em 1989, o Instituto passa a designar-se Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto (FCDEF-UP), a qual, já em 2005, dá lugar à atual Faculdade de Desporto, fruto da revisão dos Estatutos da Universidade do Porto.

Independentemente da designação, a faculdade soube construir um percurso de sucesso ao longo de mais de quatro décadas, reconhecido em Portugal e além-fronteiras. Instalada desde 1997 no Polo II da U.Porto (Asprela), num complexo pensado à imagem das melhores escolas de Educação Física e Desporto a nível mundial, a FADEUP reúne hoje uma oferta formativa abrangente, fortemente interligada com a investigação de ponta em áreas como a relação da atividade física com a saúde e a promoção da qualidade de vida da população.

Atualmente, a FADEUP surge no 34.º lugar entre as melhores instituições mundiais na área do desporto, de acordo com prestigiado ShanghaiRanking’s Global Ranking of Sport Science Schools and Departments 2018.