FCUP assinala, a 20 de outubro, o primeiro Dia Internacional da Paisagem.

A propósito do dia 20 de outubro, Dia Internacional da Paisagem do Conselho da Europa, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), tendo como missão a “criação, transmissão e difusão da ciência, da tecnologia e da cultura”, anuncia a criação do Observatório de Paisagem da FCUP.

Este Observatório de Paisagem é concebido como um centro de pensamento, reflexão e ação em relação à paisagem. O seu propósito é estudar a paisagem, desenvolver instrumentos para a sua monitorização, preparar propostas e sensibilizar a sociedade para uma melhor proteção, gestão e planeamento da paisagem no contexto do desenvolvimento sustentável. O Conselho Executivo deste novo Observatório será constituído por Maria José Curado, Teresa Portela Marques e Carla Gonçalves, docentes de Arquitetura Paisagista, do Departamento de Geociênias, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP.

Este será o primeiro ano que se assinala o Dia Internacional da Paisagem, recentemente instituído pelo Conselho da Europa com o objetivo de celebrar a paisagem como “componente essencial do ambiente humano, uma expressão da diversidade do seu património comum cultural e natural e base da sua identidade”, um reconhecimento jurídico assumido por Portugal em 2005 e por todos os países que ratificaram a Convenção Europeia da Paisagem.

A par do anúncio da criação do Observatório da Paisagem, a FCUP vai assinalar a data promovendo, com o apoio da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas, um conjunto de palestras que visam apresentar estudos e projetos ordenadores e construtores de paisagem, realizados por docentes da Faculdade, na sua maioria no âmbito da prestação de serviços da FCUP, a entidades públicas. Da escala do Plano Diretor Municipal, até à escala do parque, passando pela criação de infraestruturas verdes urbanas e por projetos de intervenção em paisagens culturais, serão vários os exemplos a debater durante a tarde do dia 20 de outubro.

A sessão terá início às 14h30, no anfiteatro 2 de FC06, e serão feitas as apresentações sobre o Plano Diretor Municipal do Porto, o Plano Verde de Arcos de Valdevez, o Parque Central da Asprela, a Requalificação das Margens do Tâmega e a Requalificação do Parque de La Salette, respectivamente por Carla Gonçalves, Gonçalo Andrade, José Miguel Lameiras, Luís Guedes de Carvalho e Nuno Costa, arquitectos paisagistas e docentes nos cursos de Arquitectura Paisagista da FCUP.