
Docente e investigadora da FCUP foi eleita na passada sexta-feira. Foto: DR
O Conselho de Representantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) elegeu na passada sexta-feira, Ana Cristina Freire, Professora Catedrática da FCUP, para o cargo de diretora da instituição para o quadriénio 2019-2023. Esta é a primeira vez que uma mulher chega à liderança da escola nos seus mais de 100 anos de existência.
Licenciada em Química (Ramo Científico) pela FCUP, em 1983, Ana Cristina Freire iniciou nesse mesmo ano a carreira de docente na instituição. Em 1991, doutorou-se em Química também na FCUP, com especialização na área Química Inorgânica – Química de Coordenação. Já em 2015, tornou-se Professora Catedrática do Departamento de Química e Bioquímica, o qual lidera desde 2016.
Membro do Laboratório Associado para a Química Verde/REQUIMTE, a nova diretora da FCUP apresenta como principais áreas científicas de interesse a Catálise e Química dos Materiais e também a Nanociência/Nanoquímica e Nanotecnologia. Como investigadora, tem estado envolvida em vários projetos de I&D financiados a nível nacional e internacional. No âmbito do seu trabalho no REQUIMTE, está integrada no Grupo de Investigação Materials for Sustainability and Wellbeing e lidera um grupo de investigação – à data com 21 investigadores – intitulado “Catalysis, Functional and Smart Materials”.
É também membro do Conselho Científico da FCUP e foi entre, 2015 e 2017, membro do Advisory Board do programa UT Austin|Portugal, International Collaboratory for Emerging Technologies, CoLab.
Ana Cristina Freire é ainda co-autora de mais de 230 publicações e fez mais de 500 comunicações em encontros científicos nacionais e internacionais. Em 2018, venceu o Prémio Alberto Romão Dias atribuído pela Sociedade Portuguesa de Química. Esta não foi uma estreia da docente e investigadora da FCUP no que aos prémios diz respeito, já que, em 2015, foi galardoada no âmbito do Concurso “Acredita Portugal” com o Prémio Start Now – Indústria pelo projeto CATALVALOR: a catalyst for change. O mesmo projeto foi também um dos três finalistas do prémio Brisa Mobilidade.
No percurso da nova diretora da FCUP, que sucede a António Fernando Silva, destaca-se ainda a aposta no empreendedorismo com a empresa de base tecnólogica Innovcat, Ldt, spin-off da Universidade do Porto, que ajudou a fundar em 2015 e que tem como objetivo a investigação, desenvolvimento e produção de catalisadores sólidos e materiais funcionais para aplicações industriais.
A cerimónia de tomada de posse de Ana Cristina Freire terá lugar no próximo dia 2 de abril, na Reitoria da U.Porto.