Em 2015, Catherine Havasi foi considerada pela revista Fast Company como uma das 100 pessoas mais criativas na área empresarial. (Foto: DR)

Catherine Havasi, cientista do Massuchussets Institute of Technology’s (MIT) Media Lab, vai estar, na próxima quinta-feira, dia 11 de julho, na Faculdade da Ciências da Universidade do Porto (FCUP), para dar uma palestra sobre inteligência artificial.

Com especialização nas áreas da Inteligência Artificial e do Processamento de Linguagem Natural, Catherine Havasi é co-fundadora e CEO da Luminoso, uma empresa que utiliza essas especializações para retirar insights de dados como críticas de produtos, respostas a questionários e emails.

Na sua passagem pela FCUP, a especialista norte-americana vai abordar o processamento de linguagem natural, as suas tecnologias e aplicações.

Catherine Havasi foi membro do grupo do MIT Open Mind Common Sense, um projeto sobre inteligência artificial cujo objetivo é construir e utilizar uma base de conhecimento de senso comum, tendo como base contribuições de centenas de cibernautas.

Em 2014, o jornal Boston Business incluiu-a numa lista restrita dos 40 líderes de empresas com maior impacto nas suas áreas de atuação. Um ano depois, foi considerada pela revista Fast Company como uma das 100 pessoas mais criativas na área empresarial.

A sessão, de entrada livre, realiza-se em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos da América e terá início às 10h30 no Auditório Ferreira da Silva.