Arranca esta terça-feira, no Teatro Rivoli, a 40.ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto. E se o programa do festival promete 13 dias à descoberta do melhor cinema independente mundial, há outro bom motivo para visitar o Fantas 2020. Trata-se de uma “exposição única” de cerca de uma dezena de hologramas produzidos no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DFA-FCUP) e no Instituto de Física dos Materiais da U.Porto (IFIMUP), ou da autoria de alumni da FCUP.

Os hologramas que estarão em exibição foram obtidos através de tecnologias de imagem avançadas, surpreendentes e de elevado potencial artístico. Em destaque estarão, entre outros, os retratos holográficos do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Prémio Nobel da Física de 2018, Gérad Mourou, realizados aquando das suas visitas à FCUP.

“Tal como o cinema, a holografia é uma técnica apoiada na luz, neste caso na luz especial que só os lasers são capazes de produzir. Se uma imagem vale por mil palavras, um holograma tridimensional e com profundidade contém o equivalente a uma infinidade de imagens” , apresenta Hélder Crespo, docente e investigador do departamento de Física e Astronomia.

O investigador deixa por isso o convite a todos os que quiserem passar pelo Rivoli: Nada do que eu diga ou escreva pode substituir a experiência de ver um holograma a sério e ao vivo. Esta é uma exposição única no país, por isso, aproveitem esta oportunidade, visitem a exposição e surpreendam-se com o que vão ver!”.

40 anos para celebrar em 13 dias

A decorrer de 25 de fevereiro até 6 de março, o Fantasporto 2020 vai festejar quatro décadas de existência com uma numa programação recheada de propostas de 37 países diferentes.

Para além do novo cinema independente, destaca-se ainda a habitual secção de clássicos do festival. Desta, destaca-se a exibição dos filmem Touro Enraivecido, de Martin Scorcese (27 fev, 20h15), Blade Runner, de Ridley Scott, (25 fev, 21h15) e Drácula de Bram Stoker (26 fev, 21h15), de Francis Ford Coppola, os dois últimos estreados no nosso país no Fantasporto, respetivamente nas edições de 1983 e 1992.

A programação completa da quadragésima edição do Fantasporto pode ser consultada aqui

Mais informações aqui.