A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) vai comemorar, no próximo dia 29 de maio, o 47.º aniversário da criação do bacharelato em Nutricionismo da U.Porto, curso que deu origem àquela que é a mais nova das 14 faculdades da Universidade.

A decorrer no Auditório da FCNAUP, a sessão comemorativa do Dia da FCNAUP 2023 tem início pelas 9h30, com a Alocução de Abertura, a cargo de Pedro Graça, diretor da faculdade.

Já depois das intervenções da Presidente da Associação de Estudantes e de uma representante dos Funcionários da FCNAUP, caberá a Pedro M. Teixeira (professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho) vestir o papel de orador convidado numa conferência intitulada “Inteligência Artificial na Saúde – desafios e oportunidades“.

A Alocução de Encerramento será feita pelo Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira.

O programa da sessão, que será animado por vários momentos musicais protagonizados pela Tuna Feminina de Nutrição (TAFNUP), incluirá ainda a entrega das insígnias, bolsas e prémios aos estudantes, funcionários e demais membros da faculdade que mais se distinguiram no último ano.

Uma escola pioneira

Com raízes no antigo Curso de Nutricionismo da Universidade Porto, criado a 31 de maio de 1976, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação foi oficialmente constituída em julho de 1996, sob a designação de Instituto Superior de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (a atual designação data de 1999).

Atualmente, a FCNAUP continua a ser a a única faculdade pública portuguesa dedicada inteiramente ao ensino e investigação nos domínios das Ciências da Nutrição.

Para além do ensino de excelência, a FCNAUP distingue-se ainda pela investigação interdisciplinar que produz e pelo diálogo permanente que mantém com a comunidade, traduzido numa ampla intervenção ao nível da promoção de hábitos alimentares saudáveis junto da população.

Depois de mais de 40 anos a funcionar em instalações provisórias, a FNAUP está instalada desde 2020, no polo do Campo Alegre, no edifício – agora renovado – que acolheu anteriormente o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC).