Filipe Araújo é o orador convidado do Dia FCUP 2019. (Foto: DR)

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) assinala, no próximo dia 9 de outubro, os seus 108 anos com uma cerimónia dedicada ao tema “Sociedade e Inovação”. Com início às 15h30, no Auditório Ferreira da Silva, as celebrações deste ano têm como orador convidado o Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, responsável pelo Pelouro da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo.

A cerimónia contará ainda com as intervenções da Diretora da FCUP, Ana Cristina Freire, do funcionário Albano Costa, da presidente da Associação dos Estudantes da FCUP, Francisca Frias e do Reitor da Universidade do Porto António Sousa Pereira.

Este será também um momento de homenagem aos estudantes que escolheram a FCUP para prosseguir os seus estudos e que aos que se destacaram pelas suas prestações académicas e aos funcionários não docentes e docentes pelos contributos dados para o progresso e prestígio da faculdade.

O Dia da FCUP 2019 servirá igualmente para refletir a relação da faculdade – instituição com reconhecidas competências nas áreas das Ciências Exatas e Naturais e de Ciência de Computadores, ligações à Indústria e um leque de startups tecnológicas de relevo – com uma sociedade que se pretende seja baseada no conhecimento e inovação.

No final de uma cerimónia onde não faltará a animação das tunas académicas da FCUP – Javardémica e Cientuna -, haverá espaço para um porto de honra ao som de Jazz.

Visita às árvores de interesse público da FCUP

Este ano, o Dia da FCUP conta ainda com uma visita às árvores de interesse público da faculdade, guiada por Paulo Farinha Marques, docente da FCUP e diretor do Jardim Botânico do Porto. Tratam-se de quatro espécies originais da Casa Burmester, localizadas no jardim da Faculdade de Ciências, que foram recentemente classificadas por parte do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas pelo seu porte, desenho e significado paisagístico.

programa completo do Dia da FCUP 2019 pode ser consultado aqui.