Obra de Leonardo da Vinci

Os talentos de Leonardo da Vinci iam desde a pintura à escultura, mas também à botânica ou à escultura.

Para comemorar o Dia Mundial do Livro, a 23 de abril, a Biblioteca da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP) vai apresentar ao público uma mostra bibliográfica dedicada ao mestre renascentista Leonardo Da Vinci. A exposição “Leonardo da Vinci: o multifacetado génio artístico no acervo bibliográfico da Universidade do Porto” abre no próprio dia 23 de abril e encerra no dia 30 do mesmo mês.

No ano em que se assinalam cinco séculos sobre a morte do génio florentino, a Biblioteca da FBAUP dá a conhecer um conjunto de obras recolhidas do acervo de várias bibliotecas da U.Porto. As obras identificadas abrangem várias áreas do saber, desde a pintura à culinária, o que reflete a “personalidade multifacetada” e a “curiosidade insaciável” de Da Vinci.

A organização da exposição sugere a obra “Leonardo da Vinci: obra completa de pintura e desenho”, de Frank Zöllner. Nela, os visitantes vão poder apreciar, na obra “A Última Ceia”, “entre outros, o pormenor da mão de Pedro que, de uma forma ameaçadora, aponta o dedo em riste para João”, ou para Maria Madalena, como sugere a popular obra literária de suspense de Dan Brown.

A iniciativa contou com a colaboração das bibliotecas da Faculdade de Arquitetura (FAUP), da Faculdade de Ciências (FCUP), da Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação (FCNAUP), da Faculdade de Letras (FLUP), da Faculdade de Medicina (FMUP) e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP).

A exposição tem entrada livre e vai estar aberta de segunda a sexta-feira, no horário das 10h00 às 18h30.