Cinanima 2016A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) promove este sábado, dia 26 de novembro, a partir das 17h00, uma sessão de exibição de alguns dos filmes premiados na 40.ª edição do Cinanima Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.

Com a duração de cerca de uma hora, a sessão vai levar à Aula Magna da FBAUP alguns dos filmes que foram selecionados para a sessão “Grande Panorama” do festival, que este ano decorreu entre os dias 7 e 13 de novembro.

Antes ou depois da exibição dos filmes, os visitantes têm ainda a oportunidade de revisitar os 40 anos de história do festival através da exposição “40 Anos. Cinanima. Com curadoria de Rui Mendonça, esta exposição reúne os 40 cartazes do designer João Machado para as 40 edições do Cinanima desde o seu início em 1977, desenhos elucidativos do projeto gráfico e ilustrações que evidenciam elementos essenciais da obra do autor.

Inaugurada no passado dia 11 de novembro, a exposição estará em exibição até 28 de janeiro de 2017, no Pavilhão de Exposições da FBAUP, e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 14h30 às 18h30. A entrada é livre.

Sobre o Cinanima

Desde a sua primeira edição, em 1976, o Festival de Animação Cinanima de Espinho tem divulgado e afirmado a produção de cinema animado nacional e internacional, exibindo filmes e autores que dificilmente encontram espaço no espaço mediático televisivo, enquanto significa também um espaço de conhecimento e partilha entre criadores e o público, com palestras, acções de carácter formativo, etc. O próprio reconhecimento do cinema de animação como forma maior de expressão artística será talvez o contributo mais importante do Cinanima, atravessando gerações e enraizando-se de um público cada vez mais vasto.