A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) inaugura no dia 16 de janeiro, quinta-feira, pelas 18h00, no Auditório Fernando Távora, a Exposição | Homenagem ‘Francisco Barata . Continuar Inovando’, com uma sessão evocativa da vida e obra do arquiteto Francisco Barata (1950-2018), antigo diretor e professor da FAUP.

Com esta exposição, integrada nas comemorações dos 40 anos da FAUP, pretende-se homenagear aquele que é um nome incontornável da arquitetura portuguesa e da denominada “Escola do Porto”.

Autor de projetos como o da Cooperativa de Habitação de Massarelos, do Castelo de Santa Maria da Feira ou da praça da Cadeia da Relação, Francisco Barata (ver biografia abaixo) desenvolveu grande parte da sua carreira académica na FAUP, tendo aí desempenhado funções como presidente do Conselho Diretivo e do Conselho Científico. Distinguiu-se igualmente pela investigação desenvolvida sobre intervenção no património arquitetónico no âmbito do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo e dos cursos de Doutoramento, Mestrado e Estudos Avançados da FAUP.

Organizada, em 2017, pelo Departamento de Arquitectura da Universidade de Bologna – Campus Cesena, no contexto da presença de Francisco Barata como Professor Visitante Internacional do Mestrado em Arquitetura, a exposição que agora chega à FAUP inclui uma seleção de 11 projetos considerados representativos da obra do arquiteto.

A mostra é composta por desenhos, maquetas, fotografias de maquetas, fotografias das obras e publicações de textos de arquitetura, e abrange  três décadas de atividade profissional envolvendo intervenções em espaço público, em monumentos nacionais, em equipamentos escolares, em habitação plurifamiliar e unifamiliar.

Inauguração e visitas

A inauguração da exposição vai contar com intervenções de Fátima Vieira (Vice-Reitora da Universidade do Porto), João Pedro Xavier (Diretor da FAUP), Antonio Esposito, Andrea Ugolini e Francesco Saverio Fera (Universidade de Bolonha), Manuel Fernandes de Sá e Sergio Fernandez (FAUP).

Após este momento inaugural, ‘Francisco Barata . Continuar Inovando’ ficará patente ao público até 19 de fevereiro, na Galeria de Exposições da FAUP, onde pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 20h00 (encerra aos feriados). A entrada é livre.

Está ainda prevista a realização de um conjunto de visitas guiadas a obras do arquiteto Francisco Barata, representadas na exposição. Estas visitas serão conduzidas pelos arquitetos Helder Casal Ribeiro e Manuel Barata. As inscrições para estas sessões estão disponíveis no site da FAUP.

Sobre Francisco Barata

Nascido em 1950 no Porto, diplomou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto, antecessora das faculdades de Arquitetura e de Belas Artes da Universidade do Porto. Viria a doutorar-se pela FAUP, da qual foi professor catedrático e presidente do Conselho Diretivo (2006-2010) e do Conselho Científico (2014-2018).

Em 1996, venceu o prémio Instituto Nacional de Habitação (INH) com o projeto da Cooperativa de Habitação de Massarelos, no Porto, desenvolvido com o arquiteto Manuel Fernandes de Sá. Já em 2014, foi distinguido com o Prémio João de Almada, em conjunto com os arquitetos Nuno Valentim e José Luís Gomes, pelo projeto de reabilitação do edifício de 1928 da Rua Alexandre Braga, da autoria do arquiteto José Marques da Silva.

A sua obra construída inclui, além da já referida, os projetos de Recuperação da Igreja Matriz de Vimioso, de Reabilitação do Páteo de S. Miguel, em Évora, e do Largo do Olival e da Rua do Almada (Porto 2001). Foi também responsável pelo projeto da Marginal de S. Paio, em Canidelo, Vila Nova de Gaia.

Foi ainda autor de diversas publicações, entre as quais ‘Transformação e Permanência na Habitação Portuense – As Formas da Casa na Forma da Cidade’ (1999), resultante da sua tese de doutoramento.

À data da sua morte, a 17 de agosto de 2018, Francisco Barata colaborava com a Câmara Municipal do Porto no âmbito do processo de revisão do Plano Director Municipal (PDM), tendo sido o autor de um estudo urbanístico para a Praça da Corujeira e para a futura praça fronteira ao antigo Matadouro Municipal.

Mais informações aqui.