Publicação destaca a “pedagogia única” da FAUP, “focada no desenho manual e nos métodos tradicionais”.

A revista “Domus”, uma das mais prestigiadas publicações internacionais no campo da arquitetura, elegeu a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) como uma das 100 melhores escolas de arquitetura e design da Europa. Os resultados estão publicados no primeiro guia universitário de escolas europeias de arquitectura e design Domus School Guide 2013 – “Europe´s top 100 schools of architecture and design 2013”.

Este guia, publicado como suplemento da edição de dezembro 2012 da “Domus”, distingue a FAUP num total de 32 escolas de Arquitetura nomeadas. Ao todo, o ranking apresenta 120 cursos em cinco áreas da arquitetura (Arquitetura, História, Teoria e Crítica de Arquitetura) e do design (Design de Produto, Design Gráfico e Design Interativo), com descrição, grau conferido, duração, custo, requisitos de candidatura, professores e estudantes proeminentes, redes de parcerias, instalações e ambiente.

Na descrição que faz da FAUP, a “Domus” destaca a “pedagogia única” da escola, “focada no desenho manual e nos métodos tradicionais como portas de entrada para a compreensão da arquitetura”. Realçando aspetos como “relação próxima entre professores, estudantes e antigos estudantes” e a qualidade da biblioteca – “uma das mais importantes em Portugal” – e do edifício projetado por Álvaro Siza Vieira, a revista lembra ainda as muitas colaborações que a escola desenvolve com o exterior. “É normal que os estudantes saiam do ambiente académico como forma de se prepararem para o mundo real”, lê-se.

A FAUP é uma das quatro instituições portuguesas presentes no guia e apenas uma das duas – a par da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa – destacadas na área da arquitetura. Já no campo do design, assinala-se a presença da Universidade de Aveiro e da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

Fundada em 1928 pelo arquiteto italiano Gio Ponti, a “Domus” é uma reputada publicação italiana dedicada à arquitectura, interiores, artes e design.

A versão online do Domus School Guide 2013 – “Europe´s top 100 schools of architecture and design 2013”, juntamente com a edição de dezembro de 2012 da revista, está disponível gratuitamente, através do iTunes (app para iPad). Também poderá encontrar uma versão reduzida do guia (com as páginas genéricas e a parte dedicada à FAUP) aqui.