faup

Publicação volta a destacar a “pedagogia única” da FAUP, “focada no desenho manual e nos métodos tradicionais”. (Foto: U.Porto)

Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) figura pelo quarto ano consecutivo no ranking das 100 melhores escolas de arquitetura e design europeias elaborado pela revista Italiana“Domus”, publicação de referência internacional nas áreas da arquitetura e do design.

Parte integrante da edição de dezembro 2015 da revista, o “Domus School Guide 2016 – Europe´s top 100 schools of architecture and design 2016”, distingue a FAUP e o seu Mestrado Integrado em Arquitetura no “Top 50” das Escolas de Arquitetura europeias. No total, o ranking apresenta 100 cursos / escolas em cinco áreas da arquitetura (Arquitetura, História, Teoria e Crítica de Arquitetura) e do design (Design de Produto, Design Gráfico e Design Interativo), selecionadas segundo critérios como a rede de referências no campo de formação, a reputação, o uso de novas tecnologias e equipamentos e o sistema de estágios de capacitação.

A FAUP é uma das quatro instituições portuguesas presentes no guia, sendo a única destacada na área da arquitetura. Já no campo do design, assinala-se a presença da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, da Universidade de Aveiro e do IADE – Creative University. Globalmente, Itália é o país mais representado com um total de 19 cursos / escolas de design e arquitetura.

Fundada em 1928 pelo arquiteto Gio Ponti, a Domus é uma reputada publicação italiana dedicada à arquitetura, interiores, artes e design. O arquiteto e teórico Nicola di Battista é editor da revista desde 2013.