São rostos e histórias contadas na primeira pessoa. A revelação de um passado recente das artes em Portugal que era urgente resgatar. Um conhecimento adquirido que não se poderia perder. Transferência de Sabedoria é o nome da exposição que traz à Casa Comum da Universidade do Porto alguns protagonistas e atribui uma autoria à história recente das artes em Portugal, no geral, e do Design, em particular.

Ao todo são 50 artistas, revelados em 50 entrevistas, todos com mais de 75 anos, docentes e antigos estudantes, que tanto contribuíram para aquilo que é hoje a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), mas não só. Eles definiram o que é a prática artística nas suas mais diversas disciplinas, incluindo o Design.

Chama-se Transferência de Sabedoria este projeto, apresentado à Fundação para a Ciência e Tecnologia, que nasce da consciência de haver uma “insuficiente inscrição” e “uso” daquele que é o “conhecimento individual” e a “experiência dos professores e investigadores aposentados em arte e design”.

Partir para o terreno

Muitos destes antigos estudantes e professores que agora “pintam” as paredes da Casa Comum ainda estão no ativo, explica Susana Barreto, docente da FBAUP e investigadora responsável pelo projeto.

Entre os entrevistados estão nomes como Jorge Pinheiro, um dos Quatro Vintes, representado em inúmeras coleções privadas e públicas; Armando Alves, outro dos Quatro Vintes, que continua a trabalhar “das nove da manhã às nove da noite”; Graça Morais, membro da Academia Nacional de Belas-Artes que recebeu o grau Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo Presidente da República Jorge Sampaio, e que tem, em Bragança, um Centro de Arte Contemporânea com o seu nome; o escultor Zulmiro de Carvalho, docente da FBAUP com uma longa carreira artística, ou a educadora Elvira Leite que, com 83 anos, mantém grande familiaridade com as tecnologias digitais.

“Esta é a geração dourada” que marcou a FBAUP, nomeadamente no pós 25 de Abril, que esteve na origem da criação da disciplina de Design e que também moldou a produção artística contemporânea. Havia, portanto, a necessidade de “ouvir as suas histórias”, perceber “como desenvolveram os programas”, voltar “à génese do Design”, acrescenta Susana Barreto.

No fundo, era cada vez mais urgente “inscrever este legado”, sublinha a docente da FBAUP. Daí que Susana Barreto, com Cláudia Lima (fotografia) e Eliana Penedos (vídeo) tenham partido para o terreno.

A sabedoria de quem liderou os processos de transição

O projeto, apresentado à FCT, considera que “a pesquisa em arte e design”, tendo sido recentemente “validada como disciplina científica”, tem por património disponível uma “geração mais antiga de investigadores que lideraram um primeiro momento de transição da atividade criativa da prática à academia.” Uma herança que se manteve “fora do conteúdo do trabalho validado no atual ensino superior e de investigação das arte e do design: esta geração de professores e investigadores de arte e design é muitas vezes confrontada com a falta de um enquadramento que acolhe e potencie a sua experiência e testemunhos profissionais para além das exigências curriculares e solicitação de projetos”.

A mostra que está patente na Casa Comum apresenta retratos dos artistas que foram entrevistados, juntamente com uma “novela gráfica” desenvolvida pelo estudantes de Design da FBAUP.

Do Projeto de Investigação Transferência de Sabedoria: Contributos para a inscrição científica de legados individuais em contextos de reforma universitária e científica resultou ainda a criação de um livroThreads of a Legacy – Towards a pedagogical heritage in art and design: the Porto School Of Fine Arts, 1956-1984e um website Wisdom Transfer (up.pt), onde ficarão disponíveis todas as entrevistas realizadas.

Do comissariado do projeto fizeram parte Susana Barreto, Heitor Alvelos, Eliana Penedos e Cláudia Lima e nos programas de investigação aplicada participaram Nuno Martins, Pedro Amado e Rui Santos. O design da exposição é da responsabilidade de Pedro Santiago.

Transferência de Sabedoria pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, e aos sábados, das 15h00 às 18h00. A exposição vai estar patente até ao próximo dia 27 de maio, nas Galerias da Casa Comum. A  entrada é livre.

O Projeto foi cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.