A Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto celebra 50 anos de existência em 2017.

A Reitoria da Universidade do Porto acolhe, a partir do dia 10 de outubro, a exposição “1967-2017 Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto: Exposição Histórica”, que estará patente ao público até 28 de Outubro de 2017, com entrada livre.

A AAOUP comemora meio século de intensa actividade musical e cultural em prol dos valores orfeónicos, da amizade e da solidariedade para com os mais necessitados, numa ligação umbilical com a Universidade, a comunidade académica e, em particular, o centenário Orfeão Universitário do Porto, de que é memória viva. Para além de uma mostra rica em documentação e objectos diversos, que permitem compreender o século da Universidade, existirá uma instalação vídeo que ajudará a trilhar a singular identidade da nossa Alma Mater.

A exposição será inaugurada às 18 horas do dia 10 de outubro, na Galeria dos Leões e Sala 110 da Reitoria da Universidade do Porto, com a presença do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e da Vice-Reitora para as Relações Externas e Cultura, Fátima Marinho.

A AAOUP, fundada em 1967, é constituída por antigos alunos da Universidade do Porto, que na sua maioria integraram o Orfeão Universitário do Porto no seu tempo de estudantes. Na vertente artística mantém em funcionamento regular o Coro Clássico e o Coro Experimental, o Grupo de Fados, a Orquestra de Tangos, a Orquestra Ligeira, a Tuna Veterana, as Danças Regionais e Pauliteiros, apresentando-se ao longo do ano em espetáculos associados a fins de beneficência e de benemerência que culminam no Sarau Anual. Para além da componente artística e musical desenvolve variadas atividades de cariz social e cultural de que são expoentes máximos o grande jantar de Natal da família orfeónica e os ciclos de Palestras AAOUP.

O ano de comemorações do cinquentenário que decorre inclui, entre outros, um Concerto Solene com Orquestra, um Jantar de Gala com Baile, um Arraial, o Concerto dos 80 Anos da Orquestra de Tangos, o Sarau dos 50 Anos, uma exposição na Reitoria da Universidade do Porto, e edições discográficas e editoriais.