A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) está a organizar, no âmbito do projeto GeoPlaNet Erasmus+ Strategic Partnership, um evento especialmente desenhado para professores e alunos do ensino secundário sobre a área da exploração espacial e ciências planetárias.

A iniciativa decorre na FCUP na tarde de 20 de junho e contará com atividades interativas e demonstrações sobre missões espaciais e uso da realidade virtual, bem como palestras curtas.

Neste evento, coordenado na FCUP pelos docentes do Departamento de Física e Astronomia, Teresa Seixas e Manuel Silva, participarão investigadores das universidades parceiras do projeto: Nantes, Chieti-Pescara, Padova, Coimbra e Porto.

A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia

Sobre o GeoPlaNet

projeto GeoPlanet Strategic Partnership foi criado, em 2016, pelo Laboratoire de Planétologie et Géosciences da Universidade de Nantes, visando dar resposta à inexistência de formação na área de Geociências Planetárias, a nível europeu.

Este projeto conta, atualmente, no âmbito de uma parceria estratégica do projeto Erasmus+, com um consórcio de cinco Universidades Europeias – nas quais se inclui a Universidade do Porto – com competências complementares em Astrofísica e Astronomia, em Geologia Planetária e em Ciências Planetárias e da Terra, e, ainda, uma startup especializada em Realidade Virtual (VR).

Em representação da FCUP, participam no projeto os docentes Teresa Seixas e Manuel Salgueiro Silva, do DFA, também investigadores no Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC).