Setembro, 2022

22Set17:0018:00Solução Habitacional Simples para situações de Desastres e Conflitos17:00 - 18:00 FEUP - Sala B032Tipo de evento:PalestraLocal:Faculdade de Engenharia

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebe Leandro Torres Di Gregório, professor do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Associação dos Antigos Alunos – A3P, para uma palestra sobre o projeto Solução Habitacional Simples (SHS).

Um dos maiores desafios da recuperação em situações críticas (de pós-desastre, pós-conflito, assentamento de refugiados, entre outras) é na rápida e adequada (re)construção de benfeitorias, limitada por recursos escassos e com limitações no envolvimento da população afetada.

O projeto Solução Habitacional Simples (SHS) consiste numa metodologia para (re)construção de habitações e outros edifícios de pequeno porte (escolas, postos de saúde), utilizando tecnologias de construção de baixo custo e em trabalho comunitário (sistema de ajuda mútua, mutirão).

Nesta palestra, Leandro Torres Di Gregório vai apresentar as ferramentas e possibilidades do Projeto SHS, em linha com o Sendai Framework for Disaster Risk Reduction (2015-2030) e o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas (2015).