Maio, 2022

09Mai18:0019:00Representações, Desenhos e Imagens do Território: “Paisagem: Métrica e Estética”18:00 - 19:00 FLUP - Sala Orlando RibeiroTipo de evento:Conferência,PalestraLocal:Faculdade de Letras

Detalhes

A Universidade do Porto e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia apresentam, no âmbito da Unidade Curricular InovPed REPRESENTAÇÕES, DESENHOS E IMAGENS DO TERRITÓRIO e do projeto de investigação DRAWinU, um Ciclo de Conferências Abertas da responsabilidade dos Departamentos de Desenho da Faculdade de Belas Artes (FBAUp), Geografia da Faculdade de Letras (FLUP) e Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia (FEUP).

A terceira de cinco conferências, todas subordinadas ao tema central “Representações, Desenhos e Imagens do Território”, terá como orador Helder Marques, professor associado da FLUP, instituição onde se licenciou em Geografia em 1980, sob o mote ““Paisagem: Métrica e Estética”.

“A paisagem é uma entidade ontologicamente diferente da natureza. Só em parte dela deriva, mas é, no essencial, uma construção ou reconstrução resultante do pensamento humano. A natureza é, em si, sincrética, enquanto a paisagem só existe pela mediação humana que lhe confere, a partir dos sentidos e da cultura, ordem, desordem ou emoção. As paisagens não são a realidade, mas apenas a imagem formatada e conceptualizada dela. Uma paisagem também não é um território, porque este incorpora invisibilidades e movimentos que não têm forma. A paisagem não. Podemos perscrutar nela bastantes coisas do ponto de vista heurístico, mas não temos como não ficar por aqui.”, explica o professor da FLUP no texto de abertura do evento.

Mais informações aqui