Novembro, 2019

21Nov09:30Práticas e memórias de exclusão: o romance de adultério do século XIXO romance de adultério do século XIX09:30 FLUP - Sala de Reuniões 2Tipo de evento:ConferênciaLocal:Faculdade de Letras

Será o adultério feminino uma violação da ordem e promotor de dissolução social ou um sinal e consequência de uma sociedade marcada por um padrão moral dúplice e de efeito funesto sobre a mulher? O adultério deve ser entendido como emergência do natural (Bagulay, 1990) ou como expressão da afirmação feminina? A condenação da mulher constitui a reposição da ordem ou uma manifestação da violência de uma sociedade patriarcal?

Numa altura em que a nossa sociedade – em que a igualdade de género é consensual e legalmente consignada – se vê abalada pela constatação de que continuam vivos muitos dos estereótipos e dos preconceitos de há dois séculos, estas são algumas das questões que serão revisitadas nesta conferência, a partir dos romances de adultério do séc. XIX.

Com entrada livre, a sessão é organizada por Teresa Martins de Oliveira e Maria de Fátima Outeirinho, docentes da Faculdade de Letras da U.Porto (LUP) e investigadoras do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (IMCML).

O programa pode ser consultado aqui.

Organização

ILCML - Instituto de Literatura Comparada Margarida LosaFaculdade de Letras da Universidade do Porto