Março, 2021

27Mar21:30Mundos inesperados na nossa Galáxia | Palestra21:30 Tipo de evento:Conferência,OnlineLocal:Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Detalhes

Em 25 anos, o número de planetas extra-solares – exoplanetas – descobertos passou de um para mais de 4000, mas mais do que o número, o que surpreende é a sua diversidade. Entre oceanos de lava e chuva de ferro, ou um mundo todo água, sem terra à vista, é fácil escolher. A parte difícil cabe aos astrónomos: Como explicar a formação e evolução de sistemas planetários tão diferentes?

Sérgio Sousa, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) na Universidade do Porto, vai descrever nesta sessão os métodos usados com mais sucesso pelos astrónomos, não só para descortinar mundos distantes em órbita de estrelas a dezenas de anos-luz, mas também para perceber de que são feitos, e quais as suas características. Um dos destaques será a missão CHEOPS, da Agência Espacial Europeia (ESA), em que Portugal participa ativamente.

O evento será transmitido em direto no canal do IA no YouTube e incluirá uma sessão de perguntas e respostas aberta a todos os participantes.