Serpentes – Uma Relação de Amor e Medo com a Humanidade
Detalhes
O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) acolhe, no seu Polo Central (Reitoria), a exposição Serpentes – Uma Relação de Amor e Medo com a
Detalhes
O Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) acolhe, no seu Polo Central (Reitoria), a exposição Serpentes – Uma Relação de Amor e Medo com a Humanidade, organizada pelo Laboratório de Bioquímica Computacional do LAQV-Requimte e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).
Nesta exposição, através da qual se pretende abordar o valor ecológico das serpentes e a importância dos venenos que produzem para a indústria farmacêutica, estarão representadas espécies presentes em quatro continentes: Ásia, África, América e Europa, incluindo algumas comuns em Portugal. Serão apresentadas imagens ilustrativas da estrutura molecular dos venenos de diferentes espécies de serpentes, fotografias deste grupo de animais pela lente do fotógrafo indiano Rupankar Bhattacharjee, e ilustrações alusivas à evolução convergente da autoria de Joaquim Filipe Faria, pintor e investigador da FCUP. Serão ainda expostos exemplares taxidermizados de serpentes provenientes da coleção de répteis do MHNC-UP.
Uma das fontes de inspiração para esta exposição é o projeto Murderous Venom, no âmbito do qual investigadores do LAQV-REQUIMTE e FCUP têm vindo a desenvolver antídotos inovadores e de baixo custo para o envenenamento por mordidas de serpentes, para distribuição maioritariamente pelas comunidades rurais de África e da Ásia.
Entrada livre, de terça-feira a domingo, 10h00- 3h00 / 14h00-18h00 (último acesso: 17h30).
Hora
08.11.23 10:00 - 11.02.24 17:30(GMT+01:00)
Local
MHNC-UP - Polo Central
Campo dos Mártires da Pátria 81, 4050-368 Porto