Maio, 2022

18Mai17:0018:00Earthen architecture and heritage in Algeria and the Mediterranean basinc17:00 - 18:00 FEUP - Sala Professor Joaquim SarmentoTipo de evento:Conferência

Detalhes

“Se mais de um terço dos habitantes do nosso planeta vive numa casa de terra, ou seja, mais de dois mil milhões de pessoas em 150 países, a bacia mediterrânica não é uma exceção com o seu património arquitetónico intensivo de norte a sul”. É desta forma que Dahbia Abbou, professora da Université Abdelhamid Ibn Badis de Mostaganem (Argélia) introduz esta conferência, onde irá “apresentar a arquitetura em terra, como e onde é feita e as diferentes técnicas da sua construção. Exploraremos também alguns locais famosos do património, classificados pela UNESCO como Património Mundial”.

Ainda segundo a oradora, “apresentaremos o património em terra da Argélia. Os restos arquitetónicos de terra mais conhecidos na Argélia são as centenas de centros históricos em torno de oásis, comummente chamados “ksour”, que são construídos total ou parcialmente com terra, um material local utilizado por excelência. Mas a arquitetura em terra não existe apenas no sul da Argélia: várias aldeias em Kabylie e Aures são construídas com terra, sendo ainda hoje visíveis vestígios destes edifícios. O reconhecimento e a preservação destas aldeias são tão importantes como para o ksour no sul. Iremos ainda explorar a modernidade da arquitetura em terra e como podemos ser revolucionários com as suas técnicas”.

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

Mais informações