Abril, 2022

24Abr15:00Conferência / Apresentação do livro "A Neve Quente dos Trópicos. O Brasil sem a Família Real "15:00 Reitoria - Casa ComumTipo de evento:Conferência,LivrosLocal:Reitoria

Detalhes

Todos sabemos que a Família Real portuguesa embarcou para o Brasil, em novembro de 1807, horas antes de entrarem em Lisboa as tropas francesas. Mas, se não conseguisse embarcar? É provável que o Brasil, em vez de se manter unido, se dissolvesse numa série de Repúblicas, como aconteceu na América Hispânica. Esta história do que poderia ter acontecido é o primeiro romance do filósofo Renato Janine Ribeiro, intitulado O Brasil sem a Família Real, que acaba de ser publicado pela U.Porto Press.

A sessão de apresentação da obra terá lugar na Casa Comum da U.Porto (Reitoria) e inclui uma conferência do autor. A moderação ficará a cargo da Vice-Reitora da U.Porto, Fátima Vieira.

Professor de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo, Renato Janine Ribeiro foi Ministro da Educação do Brasil em 2015. Autor de vários livros de filosofia política, especialmente sobre Maquiavel, Hobbes e o tema da democracia, preside atualmente à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).