Abril, 2022

22Abr15:00"As Políticas Linguísticas no espaço CPLP" | Palestra15:00 Instituto PernambucoTipo de evento:Palestra

Coorganizada pelo Gabinete para a Promoção da Língua Portuguesa da Reitoria da Universidade do Porto e pelo Instituto Pernambuco, a palestra “As Políticas Linguísticas no espaço CPLP” irá decorrer no dia 22 de abril, às 15h00, nas instalações do Instituto Pernambuco-Porto.

A palestra terá como orador o Professor Doutor João Ima-Panzo, diretor da Ação Cultural e Língua Portuguesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que falará sobre as políticas linguísticas nesses mesmos países.

João Boaventura Ima-Panzo é Doutor em Letras pela Universidade da Beira Interior, Mestre em Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa) e Licenciado pela Faculdade de Letras de Lisboa, com início de estudos universitários no ISCED-Lubango (Instituto Superior de Ciências de Educação do Lubango, Angola).

Foi Diretor Geral da Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB), regente da cadeira de Linguística Aplicada no curso de Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa na ESPB. Em 2018, foi membro do Comité Científico do III SIMPRAD – Simpósio de Pesquisa e Práticas Docentes do Instituto Federal Tecnológico de Rôndonia, Campus Vilhena – INFRO, Brasil. Foi decano da Faculdade de Direito da Lunda Norte (2011 – 2015). Foi Diretor Geral Adjunto para os Assuntos Científicos da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte (2009 – 2012). Foi Presidente da Associação de Estudantes do ISCED – Lubango. Foi membro da Assembleia e do Senado da Universidade Agostinho Neto (UAN). Possui várias comunicações dentro e fora de Angola, com publicações de artigos em revistas nacionais e internacionais. Em 2019, publicou “Português Língua Segunda em Angola: Representações & Linhas de Atuação”, pela Chiado Editora. Atualmente é o Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa da CPLP.

O evento é gratuito, mas exige a inscrição prévia.