Seg19Abr00:00Qua19Mai00:0000:00 - (Maio 19) 00:00(GMT+01:00) ARMANDA PASSOS - RESPIRAR: "Quantos animais cabem no coração dos homens?" | Exposição Quantos animais cabem no coração dos homens?Tipo de eventoExposição

Detalhes

Inserida no âmbito das Comemorações dos 50 anos do Palácio da Justiça, esta exposição reúne um conjunto de trabalhos da pintora duriense e antiga estudante da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), antecessora da atual Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP),

Natural de Peso da Régua, Armanda Passos licenciou na ESBAP, onde foi monitora de Tecnologia da Gravura entre 1977 e 1979 e assistente de Ângelo de Sousa. Começou a expor em 1976, participando em várias exposições individuais e coletivas e representando Portugal em bienais internacionais.

Premiada pelo Ministério da Cultura, a sua obra compila várias coleções privadas e públicas, das quais se destacam o Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, o Museu Nacional de Arte Contemporânea, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Champalimaud, o Museu de Serralves, o Museu do Oriente, o Museu Coleção Berardo, o Museu Amadeo de Sousa-Cardozo, a Casa-Museu Teixeira Lopes, a Casa José Saramago, a Casa Fernando Pessoa, o Tesouro da Sé Catedral do Porto, o Palácio da Justiça do Porto e o Palácio de Belém.

Foto: Tribunal da Relação do Porto

No catálogo da exposição, Armanda Passos escreve que “por vezes” pinta objetivando a defesa dos animais: “Vezes sem conta, trabalho com arte como se fosse um código para os decifrar, onde os possa sentir, rir com eles e sofrer com eles interiormente e dar-lhes a possibilidade de Serem.

Guilherme Figueiredo, bastonário da Ordem dos Advogados, destaca que com “o rigor no risco, um controle das manchas de cor intensas, rigor de mão e liberdade de gesto, o espectador sente-se questionado, por aquele silêncio, um silêncio que respira”.

A entrada é livre.

19.04.21 00:00 - 19.05.21 00:00(GMT+01:00)

×Fechar