Junho, 2021

05Jun21:30Ama Romanta - Uma Utopia que Fazia Discos | Ciclo IndieMusic na U.Porto21:30 MHNC-UP - Polo CentralTipo de evento:Cinema,MúsicaLocal:MHNC-UP,Reitoria

Detalhes

Pop Dell’Arte, Mão Morta, Telectu, Sei Miguel, Mler Ife Dada, Croix Sainte, Anamar… Na segunda metade dos anos 1980, a Ama Romanta, editora de João Peste (o carismático vocalista dos Pop Dell’Arte), era a alternativa no mundo da música portuguesa. Criada com o objetivo de lutar contra a censura camuflada de rádios e editoras, eram um movimento «de vanguarda face a um mercado discográfico atrofiado pela miopia cultural e pela obsessiva maximização fácil do lucro.» O documentário Ama Romanta – Uma Otupia que Fazia Discos (2019), realizado por Vasco Bação, recorda esse momento marcante da música portuguesa que, como afirmou, anos mais tarde, João Peste, “era um projecto suicida à partida”.

Esta é a terceira e última sessão do ciclo de cinema ao ar livre sobre música portuguesa, promovido pela Casa Comum – Cultura U.Porto, em parceria com o IndieLisboa International Film Festival. Em exibição estarão três filmes portugueses que tiveram a sua estreia mundial na secção IndieMusic e que apontam a três géneros musicais diferentes.

A entrada é livre.