Dezembro, 2020

15Dez15:30DaSSWeb | Statistical learning for drivers of moderate and extreme rainfall15:30 Tipo de evento:WebinárioLocal:Faculdade de Economia

A Madeira passou por períodos de chuvas extremas nos últimos dois séculos, incluindo as cheias repentinas de outubro de 1803 (800-1000 vítimas) e as de fevereiro de 2010 – estas últimas com um número de mortos de 45 pessoas e com prejuízos estimados em 1,4 mil milhões de euros. Mas quais são os fatores que levam a uma precipitação moderada e extrema na Madeira?

Nesta nova sessão do ciclo DaSSWeb, promovido pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), a investigadora Soraia Pereira, do na Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa, irá apresentar uma metodologia que avalia esta questão, recorrendo a ferramentas, métodos e conceitos na interface entre Aprendizagem Estatística e Estatística de Extremos.

A sessão será transmitida através da plataforma ZOOM.