EURAXESS BusO autocarro da EURAXESS – Investigadores em Movimento vai chegar à Universidade do Porto esta terça-feira, dia 20 de outubro, depois de viajar por toda a Europa repleto de informações sobre postos de trabalho e oportunidades de financiamento na área da investigação especialmente orientadas a estudantes e investigadores em início de carreira.

Prevista para as 10h00, a chegada do autocarro será assinalada ao longo da manhã com um conjunto de atividades na Praça Gomes Teixeira. Para além de conhecerem os serviços e as oportunidades oferecidas pela EURAXESS em várias tendas temáticas preparadas para o efeito, os participantes podem ainda publicar os seus currículos no site da EURAXESS ou aproveitar para enriquecer o seu CV com uma fotografia tirada – gratuitamente – por um fotógrafo profissional.

Da parte da tarde (a partir das 13h00), as atividades mudam-se para o interior do  Salão Nobre da Reitoria de U.Porto, onde terá lugar um programa de sessões interativas. Ali será possível participar em pequenas formações sobre como escrever um CV oucomo preparar candidaturas a programas de financiamento para projetos científicos, bem como ouvir os testemunhos de investigadores bolseiros da EURAXESS (ver programa completo).

Esta paragem enquadra-se num circuito de dois meses que o EURAXESS Bus vai realizar, com passagem por 34 cidades de 16 países europeus. A Universidade do Porto é a segunda de sete paragens em Portugal.

A EURAXESS é uma iniciativa da Comissão Europeia apoiada por 40 países participantes em toda a Europa, cuja missão passa por prestar assistência personalizada, oferecendo acesso a uma gama completa de informações e serviços de apoio aos investigadores interessados em seguir uma carreira na Europa. A iniciativa conta com mais de 530 agentes da EURAXESS em 260 centros de atendimento, sendo que um deles é acolhido pela U.Porto.