São 2 milhões de euros que, durante os três anos, serão aplicados no reforço da cooperação científica entre a Universidade do Porto e as “parceiras” da Universidade de Paris Saclay (França), LMU Munique (Alemanha), Universidade de Lund (Suécia) e Universidade de Szeged (Hungria), no âmbito da European University Alliance for Global Health (EUGLOH). São estes os números do projeto EUGLOHRIA (EUGLOH – Research and Innovation Action), que acaba de ser aprovado pela Comissão Europeia.

Financiado no quadro de numa call “SwafS – Science with and for Society” (do programa H2020), dedicada exclusivamente às primeiras 17 alianças interuniversitárias, este projeto tem como grande objetivo promover uma crescente aproximação das cinco instituições que integram a EUGLOH, com especial enfoque nos domínios da inovação e investigação. Pretende-se, deste modo, fomentar a identificação de sinergias ao nível de linhas de investigação comuns, mas também do acesso à infraestrutura científica ou no âmbito das suas estruturas e práticas de aproximação à sociedade civil e às empresas.

“Espera-se que desta colaboração possa resultar um processo de transformação institucional tendo em vista o fortalecimento das relações entre as universidades da rede, a maior aproximação da rede EUGLOH à sociedade, o fortalecimento das relações das instituições com o ecossistema empresarial da rede EUGLOH e a criação de condições para a conceção de novos projetos de I&D conjuntos, tirando partido dos excecionais recursos mobilizados pela EUGLOH na área da saúde global”, projeta Joana Resende, Pró-Reitora da U.Porto com os pelouros do Planeamento, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento.

Para a mesma responsável, a aprovação do EUGLOHRIA constitui igualmente”mais um passo importante na concretização do modelo de «universidades europeias do futuro» que a Comissão Europeia pretende criar, tendo em vista a aposta na educação dos cidadãos europeus para o futuro e a crescente aproximação e abertura das universidades europeias”.

Também a presidente da Universidade de Paris Saclay – entidade coordenadora do consórcio – já manifestou o “prazer e a honra” pela aprovação de um projeto que servirá para “apoiar ações no sentido de reunir boas práticas e estruturar as nossas ações globais do domínio da investigação em saúde”.

“Acredito firmemente que este novo projeto representa uma forte oportunidade para desenvolver uma dimensão que é sinérgica e complementar às ações de Eugloh”, sublinha Sylvie Retailleau.

Rumo à Universidade do futuro

O EUGLOHRIA vem então complementar e reforçar as ações que vêm sendo desenvolvidas no quadro do “ambicioso projeto” da EUGLOH, que começou a ganhar forma em junho de 2019, com a aprovação, pela Comissão Europeia, daquela que é uma das primeiras 17 alianças de universidades do continente. O lançamento oficial do projeto aconteceu em setembro de 2019, em Paris.

Numa primeira fase, a European University Alliance for Global Health focar-se-á na promoção da mobilidade de estudantes, docentes e investigadores entre as diferentes universidades envolvidas. Numa fase posterior, estas vão trabalhar na criação de programas de ensino conjuntos, mas também na partilha de recursos, ferramentas e infraestruturas entre as cinco universidades, que, em conjunto, albergam mais de 200 mil estudantes.

Esta cooperação tem por meta melhorar a qualidade e performance das instituições envolvidas nesta aliança, reforçando a atratividade e competitividade das cinco universidades na Europa e no mundo. De facto, o objetivo declarado da EUGLOH para os próximos 10 anos é afirmar-se como uma referência internacional do ensino superior, através da ligação sólida entre o conhecimento teórico e as competências profissionais necessárias à Europa do futuro.